Modalidades individuais dos JEPs estreiam com Atletismo, Xadrez, Badminton e Ciclismo

Pernambuco

17.10.2019

Da pista de atletismo ao salão de dança. Todos os espaços do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont estavam preenchidos por alunos/atletas, nesta quinta-feira (17), para a disputa da fase estadual de modalidades individuais dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs). Atletismo, Badminton e xadrez marcaram o primeiro dia de competições no parque, além do ciclismo, este realizado na Arena de Pernambuco. Ao todo, cerca de 1.800 competidores estão participando dos JEPs, que se estende até o próximo sábado (19).

No esporte mais antigo do mundo, atletas de várias cidades de Pernambuco se dividiam entre as diversas provas do atletismo. “Os Jogos Escolares de Pernambuco são uma oportunidade a mais para a gente que sonha em ser atleta. Se não fossem essas competições, por exemplo, eu não teria a oportunidade de sair da minha cidade e competir em tantos outros estados. Meu foco aqui agora é chegar em Blumenau”, comentou Jayane Soares, aluna da Escola Estadual Rural Ouricuri, referindo-se à fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, disputada em Santa Catarina entre os dias 16 e 30 de novembro. Este é o primeiro ano dela competindo no pentatlo, um combinado das provas de salto em altura, salto em distância, 800m, 100m com barreira e arremesso de peso.

Entre tantos estreantes, um competidor em especial chamava a atenção dos aspirantes. Responsável por fazer as premiações do Atletismo, Sandro Varelo, campeão e recordista nos Jogos Parapan-Americanos no Lançamento de dardo, servia de inspiração  aos iniciantes. “Para mim está sendo uma honra prestigiar os JEPs e ver que a juventude, que poderia estar nas ruas ou em outros lugares, escolheu estar praticando esporte”, comemorou o pernambucano.

O ginásio do Santos Dumont também virou um grande espaço para as disputas do badminton. Com uma raquete e peteca nas mãos, os jovens atletas buscavam vagas no Brasileiro Escolar. “Meu jogo é sempre em busca do melhor resultado, mas só de estar participando já fico muito feliz. Estar numa competição tão importante e representando a minha escola me dá muito orgulho. Espero seguir no badminton e me profissionalizar no esporte”, garantiu José Elisson, de 15 anos, aluno da Escola Diocesano, de Garanhuns. O menino participa dos JEPs pela terceira vez, tendo participado do nacional dos Jogos da Juventude em 2017 e 2018, trazendo para pernambucano uma prata e três bronzes.

Em meio a esportes tão tradicionais, a sala de dança foi preenchida por mesas e cadeiras para uma disputa um tanto interessante. Ao invés de bolas e redes, entrava em jogo um tabuleiro e ali começava o confronto no xadrez. Estudantes das redes pública e privada do Estado se enfrentavam com bastante estratégia em busca de medalhas. E foi através do xadrez que a Escola Municipal Luiz Ventura, da cidade de Casinhas, vizinha a Surubim, viu a realidade da instituição mudar. Para Maria Queiroz, professora de língua portuguesa que acompanha os alunos nos JEPs, a entrada da modalidade na grade de atividades da escola fez a diferença no dia a dia dos estudantes. “É uma nova oportunidade de vida. Através do xadrez eles têm tido um desempenho melhor em sala de aula, aflorando mais a criatividade, o que tem sido um meio de construção muito interessante para eles”, confirmou.

A etapa Estadual das modalidades individuais dos JEPs é a fase que reúne os campeões da fase Regional. Vale destacar que no dia 25 deste mês os Jogos Escolares também promoverão as disputas na ginástica rítmica, também no Santos Dumont. Todos os dias de competição serão encerrados com premiação dos atletas, contando sempre com competidores de referência no esporte pernambucano para a entrega das medalhas.

Um ponto importante é que, os campeões da fase Estadual vindos de escolas públicas poderão se candidatar ao Programa Ganhe o Mundo Esportivo, promovido pelo Governo do Estado, e que oportuniza aos jovens atletas a aprimoração de suas habilidades esportivas através de um intercâmbio para o exterior, além da possibilidade de aperfeiçoar uma língua estrangeira.