Escola de Santa Catarina promove desfile com roupas feitas de materiais recicláveis

Santa Catarina

25.08.2023

Na última quarta-feira (23), a escola Melchíades Bonifácio Espíndola, de Balneário Rincão, foi palco de um evento de moda sustentável. Em sua 1ª edição, o Ecofashion trouxe até a escola o conceito de sustentabilidade estampado, literalmente, nas roupas! O projeto tem como objetivo sensibilizar e conscientizar os alunos sobre a importância da moda sustentável e seu impacto no meio ambiente.

O desfile reuniu estudantes, pais, professores e toda a comunidade escolar e envolveu os alunos do 1º ano do ensino médio. O projeto iniciou em abril, e exigiu muita pesquisa sobre sustentabilidade, modos de produção, além de palestras, e atividades práticas sobre produção de resíduos têxteis, os impactos do consumo de fast-fashion no meio ambiente e a importância da escolha consciente das roupas que compramos.

“Nosso papel é possibilitar aos estudantes uma visão macro da sociedade, trabalhando conceitos como inclusão, mercado de trabalho, moda, sustentabilidade e comunicação. Precisamos valorizar o potencial dos nossos alunos, proporcionar a eles novas experiências, porque escola é movimento”, explica Saimon Coelho, professor coordenador do projeto.

Ao todo, foram confeccionados oito looks, com sobras de tecidos, papel, jornal, tampinhas e até filtro de café. Entre as produções estavam peças como o vestido Alice no país das Maravilhas (feito com folhas de jornais e tecidos; o look Responsabilidade Ambiental (confeccionado com restos de tecidos e plásticos retirados da praia) e a produção Consumo Consciente (produzido a partir de encartes de supermercado).

De acordo com Saimon, o Ecofashion busca incentivar, também, a criatividade dos alunos e estimular o pensamento crítico sobre o mundo da moda atual, valorizando as iniciativas sustentáveis e mostrando que é possível estar na moda de forma consciente e responsável.

“O ecofashion na escola busca envolver não apenas os alunos, mas também professores, pais e comunidade escolar em geral, para que juntos possam construir um ambiente mais consciente e sustentável. Além disso, ao colocar em prática a moda sustentável na escola, os alunos são estimulados a levar esses valores para sua vida pessoal, influenciando também familiares e amigos”, destaca.