Amazonas
02.11.2022Com objetivo de reduzir o abandono escolar, a Secretaria de Estado Educação e Desporto realizou a ‘Mobilização do Projeto Permanecer’. A ação acontece em todas as escolas da rede estadual na capital e no interior do estado, com palestras, rodas de conversa, apoio psicológico, psicossocial e acompanhamento do conselho tutelar.
O projeto visa trabalhar com toda a comunidade escolar, principalmente os estudantes, especificamente aqueles que estão infrequentes. O contato é feito diretamente com os responsáveis dos estudantes, onde é identificado a causa do possível abandono escolar. Em seguida, a equipe trabalha em conjunto com as escolas para um plano de ação que visa intervir na infrequência desses estudantes.
Na Escola Estadual Balbina Mestrinho, na zona sul de Manaus, cerca de 140 estudantes já foram alcançados pela iniciativa. A gestora da unidade de ensino, Jeane Hidalgo, ressalta os resultados que já vem acontecendo na escola. “Eu sei que essa grande mobilização e o corpo a corpo com a família faz com que esses alunos retornem à escola, por isso é tão importante que atividades de sensibilização continuem acontecendo”, frisa.
Richard da Silva, de 16 anos, cursa o 9º ano e é um dos estudantes que retornou para a sala de aula após o trabalho de busca feito pela escola. Ele destaca a importância da educação e do projeto para seu crescimento. "Eu tô me adaptando mais às aulas, às matérias e à escola. Esses dias de mobilização tem sido muito bom, eu tive a oportunidade de aprender muitas coisas” aponta.
As mobilizações contra o abandono escolar foram intensificadas com o retorno das aulas presenciais no período pandêmico. A Secretaria de Educação criou o Busca Ativa, para que os estudantes em potencial abandono escolar fossem acompanhados e pudessem retornar à educação escolar, participando, inclusive, de aulas de recuperação de aprendizagem pelo tempo que estiveram ausentes.
Resultados
Em 2020, a Secretaria de Educação mapeou 45 mil alunos em situação de potencial abandono escolar, somente em Manaus. Desse total, o programa de busca resgatou 73%, equivalente a 33 mil alunos. Em 2021, o Busca Ativa se estendeu para os interiores e foram verificados 150 mil alunos em situação de infrequência e potencial abandono escolar na capital e interior. Com o programa foi possível obter o resgate de 72% desses alunos na capital e 61% no interior.
Neste ano, as atividades do programa seguem em andamento com resultados positivos, visto que no primeiro semestre apenas 3 mil alunos ainda não retornaram às aulas. Com as ações, o objetivo é que esses alunos sejam alcançados e retornem à sala de aula.
Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc