Ministro Mercadante afirma que PNE será o foco e “CONSED e UNDIME são parceiros estratégicos nessa empreitada”

Ministério da Educação

08.10.2015

“Retorno agora ao Ministério da Educação para cuidar da grande urgência nacional, o que a presidenta Dilma Rousseff definiu como a prioridade das prioridades”, afirmou o novo ministro, Aloizio Mercadante, durante a cerimônia de transmissão de cargo, realizada nesta quarta-feira, 7.

Mercadante destacou que a educação é o maior desafio estratégico da sociedade brasileira. “Aquele que garantirá a sustentabilidade dos imensos avanços sociais e a cada jovem brasileiro o passaporte para o futuro”, disse.

Ele disse ainda que a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) será o foco desta gestão no ministério. O objetivo é coordenar as ações educacionais da creche à pós-graduação, percorrendo todo o itinerário formativo. “A Bússola de minha gestão será o Plano Nacional de Educação 2014-2024, que tive o privilégio de contribuir na elaboração e aprovação, como Ministro da Educação, por meio de um intenso diálogo com os Governadores, Prefeitos, Secretários de Educação, movimentos sociais, profissionais da educação e parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal”.

O ministro destacou alguns programas e ações que terão uma atenção especial nesta nova gestão, dentre eles os relacionados a educação infantil; o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa; o PIBID; o Mais Educação; a Base Nacional Comum Curricular e também Ensino Médio Inovador. Quanto a educação infantil o ministro destacou que “hoje, temos 87,8% dessas crianças matriculadas e precisaremos somar esforços com as secretarias de educação dos Estados e Municípios para  garantir o acesso de cerca de 700 mil crianças que, atualmente, estão fora da pré-escola. E o CONSED e a UNDIME são parceiros estratégicos nessa empreitada”.

Sobre o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, Mercadante pontuou a necessidade de uma revisão do programa em “parceria com as Universidades requalificadas”. Disse ainda que as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação “precisam ter uma participação e engajamento direto nesta ação estratégica”.

Em relação a gestão escolar o ministro destacou o desafio da qualificação dos Diretores de escolas públicas e reforçou que as soluções vêm sendo conduzidas pelo Ministério da Educação, em parceria com o CONSED.

Ao final do pronunciamento, Mercadante citou o escritor e filósofo britânico Chesterton, “a educação nada mais é que a alma de uma geração que passa para a outra. Não há, acreditem, missão mais importante que essa que cabe aos professores e aos trabalhadores da Educação: gerir nossa alma coletiva”. E dedicou o novo desafio à frente da pasta aos “50 milhões de jovens da Educação Básica e mais de 7 milhões de estudantes universitários” reafirmando o lema da primeira gestão “antes de cada decisão pense no estudante”.

Currículo – O ministro Aloizio Mercadante nasceu em Santos (SP), é graduado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em ciência econômica e doutor em teoria econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Unicamp. Na carreira política, foi eleito, no estado de São Paulo, duas vezes deputado federal e uma vez senador. Em 1994, concorreu ao cargo de vice-presidente da República na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2011, assumiu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi ministro da Educação, entre 2012 e 2014, e ministro chefe da Casa Civil, de 2014 e 2015, até ser novamente nomeado ministro da Educação em 5 de outubro de 2015.

Leia o discurso do ministro Aloizio Mercadante

Com informações ACS/MEC
Fotos: Mariana Leal/ACS-MEC