Ministro Janine Ribeiro cria Comissão sobre a Base Nacional Comum - BNC

Base Nacional Comum - BNC

18.06.2015

Na tarde de ontem (17/06), o Ministro da Educação assinou a portaria que cria a Comissão de especialistas para debater o tema, durante o 1º Seminário Interinstitucional sobre a Base Nacional Comum Curricular, na Capes.

Também participaram da cerimônia, o secretário de Estado de Educação do Distrito Federal, representando o Consed; a secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa;o secretário executivo do MEC, Luís Claúdio Costa;  o presidente da Capes, Carlos Nobre e o secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palácios.

A base deve estabelecer os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes do ensino fundamental e médio em todo o país. O mecanismo deve ser formalizado até junho do ano que vem.O trabalho da comissão de especialistas deve ser disponibilizado para sugestões de entidades e profissionais da educação até o documento ficar pronto.

O ministro observou que o Plano Nacional de Educação (PNE) apresenta metas bem definidas para educação e o desafio do ministério é tirar essas metas do papel para a realidade. “Entre essas metas merece particular destaque a qualificação da educação básica, com formação de professores da creche ao ensino médio”, disse.

“O objetivo é termos elementos que definam o que a sociedade brasileira acha que deve ser ensinado em cada ano. Não é tudo, mas uma parte substancial. Uma parte dos currículos é autônoma, de modo que estados e municípios a ajustem à suas peculiaridades regionais”, acrescentou Janine.