Ministro das Comunicações e Secretária Executiva do MEC visitam escolas públicas em Baía da Traição

Paraíba

02.05.2024

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e a Secretária Executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, visitaram escolas públicas da cidade de Baía da Traição, litoral paraibano, para conhecer a implantação do Programa de Inovação Educação Conectada.

A Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus e a Escola Estadual Akajutibiró, receberam laptops e internet na etapa piloto do programa para estudantes do ensino fundamental.

“Estamos visitando a Paraíba para conhecer a etapa piloto do Programa Educação Conectada que distribuiu equipamentos para os estudantes, internet para as escolas para atividades com fins pedagógicos”, ressaltou a secretária Izolda Cela.

Também estiveram presentes nas visita a Secretária Executiva da Educação da Paraíba, Elizabete Araújo, o prefeito do município Euclides Sérgio, deputado federal Damião Feliciano,, secretário de telecomunicações, Hermano Tercius, e autoridades locais.

“Esta é uma estratégia nacional de escolas conectadas, a mando do Presidente Lula, envolvendo os Ministérios da Educação e das Comunicações e todos os parceiros para que possamos chegar ao final dessa gestão com as cerca de 138 mil escolas conectadas”, destacou Izolda.

O município de Baía da Traição participa dessa etapa piloto do programa do governo federal em parceria com a Secretaria de Educação da Paraíba recebendo 597 notebooks para os estudantes e internet para as escolas.

Foram feitas demonstrações dos sistemas em salas de aula, onde os professores demonstraram as atividades pedagógicas e o funcionamento dos equipamentos para as autoridades presentes. Foram visitadas salas de aulas da 4ª e 9ª séries do ensino fundamental.

O Programa

O objetivo do Programa de Inovação Educação Conectada, desenvolvido pelo Ministério da Educação e parceiros, é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.

Nesse sentido, o Programa fomenta ações como auxiliar que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão de internet, destinar aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais e proporcionar aos alunos o contato com as novas tecnologias educacionais.