Ao participar da terceira reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), nesta quinta-feira (18) em Florianópolis (SC), o ministro Aloizio Mercadante apoiou o redesenho do Ensino Médio, com avaliação e integração das disciplinas, a fim de contribuir para um salto de qualidade na educação pública.
“A reestruturação do Ensino Médio deve abranger as quatro áreas e concentração do conhecimento do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”, defendeu Mercadante ao afirmar que o Ministério da Educação está aberto à discussão do redesenho curricular. “Temos uma estrutura atual no Ensino Médio que é uma enciclopédia. Precisamos integrar uma maior articulação das disciplinas”, enfatizou.
O ministro anunciou o projeto do Governo Federal de adquirir tablets para professores do Ensino Médio da rede pública. “Avançamos nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e o desejo do MEC hoje é de contribuir para a melhoria do Ensino Médio”, defendeu.
Para o governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, a educação é a essência da grande transformação e há desafios enormes. Ele defendeu o ensino integral como forma de proteção dos jovens e adolescentes no ingresso à criminalidade. “Temos que avançar muito. Esse tipo de ensino integral é oneroso, mas essencial”, frisou.
“Estamos apoiando várias iniciativas dos estados para as escolas de tempo integral, porém, ainda não temos um padrão”, adiantou Mercadante ao afirmar que é necessário criar um plano comum para o país a fim de instituir essa modalidade de ensino nas escolas públicas do Brasil. “Temos vários projetos arquitetônicos e vamos discutir um padrão, com parâmetros de recursos definidos e outros. Em países desenvolvidos a qualidade do Ensino Médio está atrelada às escolas de tempo integral”, afirmou ao citar que a iniciativa é prioridade do governo, mas que não dá para fazer de uma só vez em todo o País.
DIAGNÓSTICO
Foi apresentada a prévia de um diagnóstico, resultado do trabalho integrado envolvendo as cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste).
Segundo a presidente do Consed e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, a discussão inicial revelou que há uma série de pontos que requerem aprofundamento, inclusive para inclusão de dados pertinentes.
Diante disso, houve consenso entre os secretários de Educação a fim de organizar o documento e apresentar na plenária da próxima reunião ordinária do Consed, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro, em Curitiba (PR), para validação final e entrega ao ministro Mercadante.
Na proposta preliminar os secretários de Educação do Brasil defendem a reformulação do currículo escolar para o Ensino Médio, a educação integral e de tempo integral, formação de professores e a valorização do Magistério, avaliação, infraestrutura e programas como Ensino Médio integrado à Educação Profissional, Jovem de Futuro, Ensino Médio Inovador e noturno (Educação de Jovens e Adultos).
Além disso, a proposta sugere a criação de um PAR (Plano de Ações Articuladas) para o Ensino Médio que permitirá a apresentação por parte dos estados de projetos de apoio financeiro para o MEC, bem como temas como gestão escolar, modalidade especiais de Ensino Médio (indígenas, quilombolas, EJA, educação especial) e os novos cenários do Ensino Médio Técnico.
Validado o documento pelos secretários de Educação, a proposta será apresentada ao MEC até o dia 7 de dezembro.
Leandro Freitas
Ascom/Consed
Foto: Janine Costa