Ministério da Integração Nacional intensifica campanha Zika Zero em Alagoas

‪#‎EscolasemZika‬

21.02.2016

Alunos e professores unidos contra o mosquito Aedes aegypti. Esse é objetivo do Ministério da Educação que, nesta sexta-feira (19), mobilizou a comunidade educacional na campanha Zika Zero.

Em Alagoas, o representante do governo federal foi o ministro da Integração Nacional, Gilberto Ochhi, que ainda participou da entrega das obras de duas escolas em Arapiraca, no Agreste de Alagoas.

“Nada melhor do que a inauguração de uma escola para fazer aquilo que está sendo feito em todo o país. São os jovens de hoje que vão comandar o Brasil e, por isso, precisamos unir forças para acabar com esse mosquito transmissor de tantas doenças, como o vírus da zika. Não podemos ficar só nos mutirões, temos que fazer ações todos os dias”, convocou o ministro Gil Occhi.

O ministro, o governador Renan Filho, o secretário da Educação, Luciano Barbosa, e o prefeito em exercício de Arapiraca, Yale Fernandes,  além de representantes do Comitê Estadual de Combate ao Aedes, fizeram uma inspeção em torno da Escola Professora Izaura Antônia de Lisboa que foi toda reformada e passa a ser de ensino integral.

O representante do governo federal ainda participou, junto com o secretário Luciano Barbosa, da entrega de outra unidade, a tradicional Escola Prof. José Quintela Cavalcanti. Eles entregaram panfletos para os alunos e conversaram sobre os cuidados necessários para prevenir a proliferação do mosquito.

“Sabemos das autoridades de vigilância sanitária que 80% dos focos do Aedes aegypti estão nas residências das pessoas. Precisamos de uma vez por todas reverter esse quadro e vamos mobilizar as escolas nesse trabalho”, afirmou.

Segundo Major Moisés, que lidera o comitê em Alagoas, a ação será realizada em todas as escolas de Alagoas. Só na rede estadual são 317, atendendo a mais de 190 estudantes. “Vamos atuar em todas as escolas a partir da semana que vem, começando por Maceió e Rio largo. Esses jovens serão multiplicadores de informação para nos ajudar a acabar com o mosquito”, concluiu.