Mineiros podem eleger o estudante que representará Minas Gerais no Parlamento Juvenil do Mercosul 2025

Minas Gerais

21.02.2025

Os mineiros já podem conhecer quais são os estudantes selecionados para representar Minas Gerais na edição de 2025 do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Seis  candidatos disputam esta segunda etapa da seleção, e estão em plena Campanha eleitoral, que irá até 25/2. Os projetos dos mineiros selecionados podem ser conhecidos neste link

A votação para escolher um representante por unidade da federação ocorrerá de 26 a 28/2, resultando na seleção de 27 parlamentares juvenis brasileiros, um representante por unidade da federação, com o resultado oficial sendo divulgado no dia 10/3.

A superintendente de Políticas Pedagógicas, Rosely de Lima, enfatiza a importância de iniciativas como o PJM nas escolas mineiras. “Essa parceria entre o Governo Federal e Estadual enriquece a formação dos nossos estudantes e fortalece o protagonismo juvenil que eles exercem nas reuniões do parlamento”, afirma.

Com o tema “A integração regional e as mudanças climáticas”, o programa do Ministério da Educação (MEC) busca ajudar os jovens a compreender o mundo, a resolver problemas e a agir de forma cidadã, ética e responsável em suas comunidades e na sociedade.

Estudantes selecionados

Cada unidade federativa teve seis projetos aprovados para participar das eleições do PJM. Em Minas Gerais, os seis participantes foram indicados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), com base nos critérios de seleção e nos trabalhos apresentados. Os candidatos que irão a votação popular são:

  1. Vandson Gabriel de Freitas Souza, E.E. Edson Alves Pereira, de Montezuma

Projeto: Integração regional e sustentabilidade

  1. Marcos Vinícius dos Santos Souza, E.E. Antonio Delphino dos Santos, de Prudente de Moraes

Projeto: Nascentes Vivas: Juventude em ação na recuperação das nascentes 

  1. João Ricardo Nunes Zeferino, E.E. Professor Emílio Pereira de Magalhães, de Itabira

Projeto: Corredores Verdes e um Dia Verde no Mercosul 

  1. Ana Clara Gomes Barbosa, E.E. Aline Dias Neves, de São João das Missões

Projeto: BioCircuito Mata Seca: Revitalização do Rio Itacarambi 

  1. Amanda Emanuelly Rodrigues da Costa, E.E. Escola Estadual Professora Nilza Gomes Bergman, de Sarzedo

Projeto: Escolas Sustentáveis 

  1. Thayanne Maria Lourenço Lima, E.E. Adalgisa de Paula Duque, de Lima Duarte

Projeto: A Integração Regional e as Mudanças Climáticas

Eleições 

Em janeiro, o MEC divulgou a relação com os projetos selecionados por meio das secretarias estaduais de educação. E entre os dias 26 e 28/2, jovens de 14 a 29 anos podem votar, por meio do link que será divulgado na página do PJM. 

Parlamento Juvenil do Mercosul

O PJM é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM). Este proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países-membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. O tema dessa edição do PJM é “A integração regional e as mudanças climáticas”.   

O programa se propõe a ajudar os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem; compreensão de fenômenos; enfrentamento de situações-problema; construção de argumentação; e elaboração de propostas.