Webinário
13.08.2020Campo Grande (MS) - A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Superintendência de Informação e Tecnologia (SITEC), juntamente com Big Brain Education, parceira da Microsoft, realizou hoje (13.08), às 15h, Webinário, que tem como escopo dar suporte na implementação das contas institucionais da Edusoft, que realiza o ensalamento das turmas (professores e estudantes) de toda a Rede Estadual de Ensino (REE).
O Webinário, de acordo com o superintendente de Informação e Tecnologia, Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, será transmitido em dois momentos, no dia 13 de agosto e dia 20 de agosto. Este primeiro tema, veiculado agora pouco, foi sobre Seminário Remoto Educacional: Microsoft Teams e as possibilidades de uso da ferramenta no ambiente escolar, ministrado pelo professor Hélio Vieira dos Santos, analista pedagógico da Big Brain Education.
Teams
O Teams é uma plataforma de unificação, de comunicação e colaboração, na qual os professores podem produzir aulas síncronas e assíncronas, realizar videoconferências ou bate-papos, armazenar arquivos e integrar outros aplicativos, ou seja, mesmo à distância, os estudantes poderão ingressar na plataforma de onde estiverem e participar de uma aula/atividade remota mais dinâmica, criativa e colaborativa, a partir de um ambiente seguro e virtual.
Além de aprender como instalar, configurar e utilizar o Microsoft Teams, o Seminário apresenta outros tópicos relevantes ao uso da plataforma: O que é o Microsoft Teams?; Dispositivos compatíveis (Android, IOS, MAC, Linux, Windows e via Web): Conhecendo o Teams - Navegação pela ferramenta; Chat individual e em grupos; Criação de Equipes e Canais; Agendamento de reuniões e videoconferência; Atribuição e Correção de Tarefas de Casa; Adicionar abas; ClassNotebook: Biblioteca de conteúdo, caderno e espaço de colaboração; Como acessar, compartilhar e editar arquivos do Word, PowerPoint e Excel, em tempo real; Formação de Equipes com os participantes e simulação de atividades; Reunião on-line (WhiteBoard e compartilhamento de tela); Gravação da aula; Download da videoaula; Integração com aplicativos do Office 365.
20 de agosto
O segundo webinário ocorrerá no dia 20 de agosto (quinta-feira), às 15h, com a temática: Ferramentas tecnológicas para facilitar a aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais especiais.
Ao primar por um atendimento à área da Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, a plataforma Teams dispõe de recursos que favorecem condições necessárias a um aprendizado mais efetivo, participativo e democrático, disponibilizando aos professores uma tecnologia assistiva, para auxiliar na elaboração de atividades que possibilitam um maior envolvimento e desempenho dos estudantes da Rede Estadual.
Desta forma, o segundo tema do webinário fará a contextualização e a apresentação dos seguintes recursos: Narrador; Leitor Imersivo; Ditado; Inversão de cores; Texto alternativo; Legendas em vídeos (via Stream).
A transmissão do webinário será realizada pelos links de acesso disponibilizados, caso haja alguma dúvida de como ingressar, clique em https://www.youtube.com/watch?v=718AehTBRMc&t=3s
Link de acesso do segundo webinário: https://bit.ly/live200820
Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul