Métodos diferentes e tecnologia fazem parte do ensino da tabela periódica em Brejetuba

Secretaria de Estado da Educação do ES

05.09.2019

Com o objetivo de reorganizar o tempo e espaço das aulas, promovendo maior autonomia e engajamento do aluno, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Álvaro Castelo, localizada em Brejetuba, trabalhou a Tabela Períodica numa versão diferente. A estratégia utilizada foi a "rotação por estações", um método de ensino híbrido, em que o conteúdo foi apresentado para os alunos em QR Code.

A iniciativa partiu do professor de Química, Whydson Alexsandro Lopes. “O QR Code possibilitou ao aluno a utilização do celular pelo aplicativo. Ao direcionar a câmera em um dos elementos, todas as características do mesmo foram informadas ao estudante. Metodologias de Ensino Híbrido, quando bem aplicadas, oferecem ao aluno a oportunidade de buscar o conhecimento criando. Partindo do princípio que nem todos aprendem da mesma forma, o método traz dinamismo para as aulas e resultados positivos nas avaliações”, disse.

Para os estudantes, aprender com propostas diferenciadas torna o conhecimento interessante e significativo. Segundo a aluna da 1ª série do Ensino Médio, Greciane Aparecida de Assis, com a utilização de recursos tecnológicos como os Chromebook e o próprio celular, a aula se torna dinâmica. “Com um simples aplicativo indicado pelo professor, foi possível descobrir as características dos elementos químicos que tanto usamos nas aulas, mas que não éramos familiarizados. Isso nos faz perceber como o conhecimento, tecnologia e metodologias diferenciadas pode fazer a diferença no ensino”, disse a aluna.

A diretora da unidade escolar, Marlene Zummach de Oliveira ao acompanhar o trabalho realizado, destacou a importância da utilização da tecnologia no ensino e aprendizagem. “Com esses recursos a aula fica diferente e lúdica, o que desperta o interesse do aluno pelos conteúdos e sua aplicação na realidade”, afirmou.