Metodologia diferenciada nas aulas de Física reforça aprendizagem de alunos em Alegre

Secretaria de Estado de Educação do ES

10.09.2019

No Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Aristeu Aguiar, em Alegre, as aulas de Física estão com metodologia diferenciada para potencializar a aprendizagem colaborativa, ampliando o conhecimento dos conteúdos da disciplina entre os estudantes. A inovação tem reduzido em mais de 50% o número dos alunos que ficaram de recuperação em relação ao 1º trimestre deste ano. Essa metodologia, utilizada pelo professor Alysson Duarte de Aguiar, foi apresentada durante a Jornada de Planejamento Pedagógico (JPP), na última semana.

Na prática, durante a aplicação desse formato de Ensino, os alunos eram avaliados dentro de suas habilidades socioemocionais e cognitivas. Com base nessa percepção, eram aplicados os conteúdos e as atividades da disciplina. “Durante todo o 2º trimestre, as aulas aconteceram dessa forma e, vale ressaltar, que a avaliação também foi aplicada para cada grupo formado, sendo que cada integrante recebeu a sua prova”, disse a pedagoga Camila Mascarenhas.

Ela apresentava o mesmo conteúdo e a mesma forma de resolução, mas os números usados em cada enunciado das questões eram diferentes. De acordo com o professor Alysson Aguiar, “essa experiência é exitosa e gratificante, pois, além de desenvolver o protagonismo dos estudantes e estimular a liderança e o trabalho em grupo, também é possível identificar os efeitos imediatos e estabelecer a mediação entre os conceitos apresentados e o desenvolvimento individual do aluno por meio da aprendizagem colaborativa na disciplina de Física. E o índice de alunos em recuperação para o 2º trimestre diminuiu consideravelmente, atingindo a meta proposta no início da aplicação dessa metodologia”, disse.

Participaram das atividades a professora coordenadora de área de Ciências da Natureza, Vanderléia Aparecida Ferreira Carneiro, e os professores de Matemática, Dilmario Rosa Ribeiro Júnior, e de Projeto de Vida, Lidiane Cabalini Coelho.