'Mestre Qualificado': professores do Amazonas apontam que especialização traz melhorias para a sala de aula

Amazonas

11.08.2022

“Espero que com este curso possamos encontrar novas formas de ensinar”, destaca a professora Rosiane Souza, uma das alunas do curso de especialização "Saberes e práticas para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental: Língua Portuguesa e Matemática”, ofertado pelo projeto Mestre Qualificado, do programa Educa + Amazonas. 

 

Rosiane atua na Escola Estadual Amélia Bitencourt, na zona oeste de Manaus, com estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Ela aproveitou a oportunidade oferecida pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para se qualificar ainda mais.

 

"O professor é um ser sociável, então além do aprendizado, vamos trocar experiências e poder estar atentas às demandas dos nossos estudantes", completou a professora.

 

A aula inaugural do projeto Mestre Qualificado aconteceu no sábado (06/08), via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), com transmissão pelo IPTV e YouTube da UEA.

 

O curso será realizado na modalidade Presencial com Mediação Tecnológica para os 62 municípios do Amazonas. Ao todo, mais de 2 mil profissionais da educação iniciaram o curso. As aulas terão duração de 18 meses, sendo divididas em cargas horárias em diversos conteúdos disciplinares para desenvolvimento da educação. 

 

Larissa Zaguri, professora da rede municipal de ensino, diz que as expectativas para as aulas são as melhores possíveis. "Nós estávamos esperando ansiosamente por este curso, pois nós sabemos que nós não professores estamos em constante aprendizado, então esse conhecimento adquirido aqui, sem dúvida vai ser levado ao nossos alunos para que eles estejam sempre a par das novas metodologias de ensino", contou Zaguri. 

 

Por meio da qualificação, os docentes podem ampliar o arcabouço teórico e domínio de metodologias de ensino, favorecendo a apropriação da linguagem escrita e da Matemática. 

 

A professora Rosinei Ribeiro, afirma que a especialização trata-se de um alavancar profissional. "Percebo o quanto o curso pode nos engrandecer pessoalmente e profissionalmente, por isso a minha expectativa está a mil", apontou Rosinei. 

 

Qualificação dos educadores 

O “Mestre Qualificado” está alinhado com a base de aprendizado dos estudantes, aperfeiçoando os educadores para fortalecer o pilar do ensino estadual.

 

Desta forma, a rede estadual atende às necessidades acadêmicas dos docentes, desenvolve o conhecimento e visa um  futuro com mais qualificação para a  educação do Amazonas. 

 

Fotos: Eduardo Cavalcante