Merenda escolar da rede estadual ganha reforço com doação semanal de 15 mil quilos de frutas e verduras

Alimentação Escolar

30.07.2019

A merendeira Osmarina Assini, da Escola Estadual Vereador Antônio Laurindo, em Iporá, recebeu nesta terça-feira (30/7) um cheque no valor de R$7,5 mil pela conquista do segundo lugar no concurso “Super Merendeiras”, um reality show promovido em dezembro do ano passado pela TV Escola e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC).

Ao receber o prêmio, Osmarina destacou o apoio que tem recebido da direção da unidade educacional onde trabalha e da Gerência de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Apaixonada pelo que faz, a merendeira destacou que o diferencial do seu trabalho é a dedicação e o compromisso com seu trabalho.

“O tempero mais importante é o amor. Preparo a refeição das crianças com o mesmo carinho com que faço a comida da minha família. Aliás, tenho uma segunda família na escola onde trabalho”, destacou ela.

Visibilidade

Presente na solenidade, o coordenador de Execução Financeira da Alimentação do FNDE, Valmo Xavier da Silva, ressaltou que o reality show foi criado com o intuito de reconhecer a importância das merendeiras e dar visibilidade a um trabalho que, apesar de muito importante, passa despercebido no cotidiano da escola.

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, parabenizou Osmarina pela conquista e pela criatividade na elaboração da Torta de Peixe com Batata Doce, receita que já havia sido premiada outras vezes pelo Ministério da Educação (MEC) e chamado a atenção de outros Estado para Goiás.

Aos coordenadores regionais presentes na solenidade, a secretária fez questão de ressaltar a importância da implantação das hortas orgânicas nas sedes das CREs e nas escolas da rede pública estadual. “Essa iniciativa não apenas reforça a alimentação dos alunos, garantindo uma merenda mais saudável e de qualidade, como também incentiva os alunos a levarem essa ideia para casa”.

Parceria com Ceasa

Fátima Gavioli também anunciou uma importante novidade, que foi a assinatura de um termo de parceria com o Banco de Alimentos da Ceasa de Goiás e com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que garantirá a oferta semanal de cerca de 15 mil quilos de frutas e verduras à Seduc.

Os alimentos serão encaminhados às escolas estaduais para serem utilizados na merenda escolar. A secretária de Educação frisou ainda que as doações servirão, inclusive, para resolver uma antiga questão, que era a falta de alimentos para servir aos alunos durante o período de férias.

A solenidade de premiação da merendeira Osmarina Assini foi realizada no auditório da nova sede da Seduc e contou com as presenças da gerente de Alimentação Escolar, Fátima Vauldimar, dos 40 coordenadores regionais de educação, do gerente geral do Banco do Brasil em Goiás, Rui Barbosa Mesquita; do subsecretário de Governança Institucional da Seduc, Avelar Viveiros; da assessora da Coordenação Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Cineide Neres, entre outras autoridades.