Alagoas
04.06.2021As incertezas sobre o futuro profissional e as expectativas do mercado de trabalho foram temas de duas palestras promovidas pela Escola Estadual Marcos Antônio nesta terça e quarta-feira (dias 1º e 02 de junho) para alunos do seu curso técnico em Recursos Humanos.
Na primeira palestra, realizada nesta terça-feira (1º), os convidados foram os ex-alunos Carlos André Silva, Emily Nathália Cândido e Luan Leandro dos Santos, que falaram sobre a formação que tiveram na escola e como ela os preparou para o mercado de trabalho. Já no segundo encontro, que acontece nesta quarta-feira, a partir das 16h, no instagram da escola (@escolamarcosantonio), a psicóloga Tharsys Omena vai abordar os desafios que o jovem concluinte do ensino médio enfrenta para a inserção profissional.
“Nossa escola oferece o ensino médio integrado a cursos técnicos e pensamos este momento como uma forma de mostrar aos alunos, em especial os da 1ª série, a importância desses cursos e como eles se encaixam no mercado de trabalho”, conta a diretora Claudete Araújo.
Idealizadora das duas palestras, a professora Luciane Cedrim, que leciona no curso técnico de Recursos Humanos da escola, revela que os eventos foram pensados como um momento de aprendizagem e troca de experiências acerca da realidade que o estudante enfrentará ao concluir o ensino médio.
“No próximo dia 03, comemoramos o Dia do RH e, para celebrar essa data, quisemos fazer algo diferenciado, onde o nosso aluno vai entender melhor o seu curso, ter a oportunidade de conversar com ex-alunos que hoje estão inseridos no mercado de trabalho como também com uma psicóloga que atua como recrutadora. Às vezes o estudante pensa que um curso técnico não fará a diferença em sua formação, mas ele verá o peso que ele terá em seu currículo quando terminar o ensino médio. Por isso, é uma oportunidade que se deve aproveitar ao máximo”, avalia Luciane.
Qualificação – Concluintes do ano de 2018, Luan Leandro e Carlos André foram alunos do ensino médio integral integrado ao curso de RH da Marcos Antônio. Já inseridos no mercado de trabalho, eles falaram de como a formação diferenciada os ajudou a conquistar o primeiro emprego e da importância de se aproveitar cada momento de aprendizagem na escola.
“Minha identificação com o curso de RH foi imediata e, assim que terminei o ensino médio, resolvi me aprofundar e fiz faculdade na área. Pouco depois de começar a faculdade, consegui meu primeiro emprego no setor administrativo de uma empresa e, em seguida, passei para o setor pessoal. Hoje estou em outra empresa, trabalhando como supervisor do turno noturno. O curso de RH foi muito importante porque me preparou para a entrevista de emprego, pois aprendi a ter uma postura diferenciada e que é procurada pelo mercado”, relata Luan.
Carlos André, que atualmente trabalha como assistente de marketing em uma rede farmacêutica, diz que o ensino da Marcos Antônio transformou sua vida. “Vim do interior, fui morar em São Paulo e, quando voltei para Alagoas, minha família se estabeleceu em Maceió. A Marcos Antônio foi a 16ª escola onde estudei e ter sido matriculado lá foi uma das melhores coisas que poderia ter me acontecido. Superei a timidez, participei de vários projetos onde aprendi bastante e fiz vários contatos. Graças a um desses projetos, tive a chance de participar de um evento privado como voluntário e, por meio dele, consegui ingressar no meu primeiro emprego semanas após ter concluído o ensino médio”, recorda Carlos, que divide seu tempo entre o trabalho e o curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde foi aprovado em 1º lugar pelo Sistema de Cotas.
Outra ex-aluna da instituição, Emily atua na área de RH, mais precisamente em uma empresa de telemarketing da capital. Ela afirma que cada momento vivenciado nas aulas a prepararam para ser a profissional que é hoje.
“Quando estava na entrevista de trabalho, lembrei-me das simulações que os professores faziam conosco, das dicas sobre o que incluir no currículo. Ter feito o ensino médio com um curso técnico foi um diferencial na minha vida, foi um investimento que me permitiu crescer como profissional e ser humano. Fora que o RH também está interligado a outras áreas, como psicologia e administração”, pontua a garota.
Futuro- Os estudantes da escola que hoje estão matriculados no curso técnico de RH interagiram com os convidados fazendo perguntas por meio de chat e elogiaram a iniciativa.
“Queria agradecer a vocês por me mostrarem como o RH é maravilhoso. Eu estava um pouco em dúvida, mas, agora, vi que realmente é isso que eu quero pro meu futuro”, declarou o estudante Fábio Almeida de Oliveira Filho.