Prêmios
09.01.2015Na noite desta quinta-feira, 11, o Prêmio Professores do Brasil, destacou 39 educadores de todo o país por iniciativas de sucesso em sala de aula, pela contribuição para a melhoria da qualidade da educação básica. A solenidade de premiação foi realizada no teatro Sesc, em São Paulo.
Participaram da cerimônia de premiação o Ministro da Educação (MEC), José Henrique Paim, a secretária de Educação Básica do MEC, Maria Beatriz Luce, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o secretário municipal de Educação, Cesar Callegari e a secretária da Educação e Cultura do Estado do Tocantins, Adriana Aguiar, que representou o Consed na cerimônia.
O prêmio tem como objetivo valorizar as iniciativas de professores de escolas públicas. Neste ano concorreram 6.808 projetos de mais de 2 mil municípios, com 39 vencedores. Cada um ganhou R$ 6 mil.O número de participantes este ano mais que duplicou em relação a 2013, quando 3.221 trabalhos foram apresentados.
Na opinião de Henrique Paim, o "protagonismo do professor" é um elemento essencial para que o Brasil consiga cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). "Na valorização estamos falando de remuneração, carreira docente e formação de professores, compromisso que tem que ser assumido para que possamos melhorar a educação do país."
Para a secretária de Educação e Cultura do Tocantins, Adriana da Costa Aguiar, que representou o Consed no evento, o reconhecimento às educadoras é o resultado do comprometimento e amor pela profissão. “As temáticas dos projetos chamaram atenção aqui no evento. São práticas possíveis, que não requerem recursos e produzem bons resultados. São iniciativas inovadoras, mudanças de postura que contribuem para a nossa educação”, ressaltou.
A professora Gina Vieira Ponte de Albuquerque, professora de uma escola da Ceilândia foi uma das premiadas. Ela desenvolveu com seus alunos o tema Mulheres Inspiradoras, em que trabalhou pela valorização da mulher e contra a violência de gênero.“Com o prêmio, volto fortalecida e encorajada à minha escola, à minha cidade, à minha sala de aula, podendo dizer 'vejam o que a educação fez em minha vida'. Eu não só realizei o meu sonho de ser professora, mas posso me orgulhar de ter recebido o maior reconhecimento institucional possível pelo trabalho que realizo.”
Prêmio Professores do Brasil - É uma iniciativa do MEC, através da Secretaria de Educação Básica, juntamente com o Consed, a Undime, OEI, Capes entre outras instituições parceiras.. Instituído em 2005, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, são avaliadas as experiências pedagógicas bem–sucedidas e inovadoras.
Com informações - G1, Exame e Seduc TO