Meio ambiente é temática em eletiva de “Robótica Sustentável” na Escola Estadual Marly Russo Rodrigues

Mato Grosso do Sul

29.11.2022

Estudantes da Unidade Curricular Eletiva “Eu Robô! Robótica Sustentável”, da Escola Estadual Professora Marly Russo Rodrigues, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, em Aquidauana, estão construindo conhecimento, com projeto “Robótica Sustentável” .

A Unidade Curricular Eletiva “Eu Robô! Robótica Sustentável” tem por objetivo de propor um estudo dinâmico das tecnologias integradas da Robótica conciliadas com o contexto e as práticas voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade.

Dessa forma, esta Eletiva tem como proposta Pedagógica em desenvolver uma Robótica Sustentável, que unirá tecnologia com práticas que envolvem a reutilização de descartáveis no contexto escolar, com isso, tais atividades propõem sensibilizar e conscientizar os estudantes e o ambiente escolar, através de atitudes sustentáveis por meio da robótica, conciliando assim criatividade e conscientização ambiental.

Formação

De acordo com a professora responsável Gislaine Aparecida, a eletiva possui o intuito de formar cidadãos tanto críticos quanto criativos do conhecimento, promovendo assim na formação de uma ética ambiental que busca envolver uma conscientização dos problemas ambientais que impactam a sociedade contemporânea. Em vista disso, a proposta metodológica desta eletiva compreende articular a inovação da robótica com a importância da sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

A metodologia foi realizada com base em atividades que envolvem o modelo expositivo e dialogado correlacionada com aulas práticas de robótica, que por objetivo, visam compreender na importância das primeiras formas de tecnologia; o que é a robótica sustentável de baixo custo ou com sucatas; a programação básica e a importância da sustentabilidade; a preservação do meio ambiente.

Robótica

Professor Matheus de Brito mencionou que o projeto conciliou o pedagógico com as oficinas de robótica, onde permitiu desenvolver conhecimentos que atuam no sentido de preservar o meio ambiente, desse modo, por meio de pesquisas e coletas de materiais recicláveis e outros recursos foi possível a criação de objetos robóticos, consolidando assim a criatividade e atuações que envolvem o protagonismo com as práticas sustentáveis.

A unidade curricular também ofereceu aos estudantes uma formação no campo da programação digital destinada para a robótica, especialmente direcionado para a capacitação no sistema Arduino®, entende-se que além da oficina aprimorar a habilidade dos estudantes na programação, ela também incentiva de uma maneira geral um aprendizado nas regras da digitação e de outros programas básicos.

O desenvolvimento do trabalho conciliou três perspectivas pedagógicas, em primeiro, aulas teóricas em sala de aula de modo expositivo e dialogado, em segundo momento, a oficina robótica direcionado a um trabalho cooperativo, e por último, aulas de programação para o sistema Arduino®.

O desenvolvimento do trabalho foi elaborado em partes de modo síncrono e dinâmico, o que fez direcionar este trabalho em robótica a se qualificar como um modelo de metodologia ativa.

Através das atividades desenvolvidas na Unidade Curricular podemos destacar o protagonismo dos estudantes, o empenho e a dedicação para alcançar os objetivos para a construção das atividades propostas pelos professores, outro ponto positivo foi o trabalho em equipe dos nossos estudantes, incentivando assim o trabalho colaborativo.

Como resultados, tivemos vários projetos que foram elaborados pelos estudantes, alguns se utilizando apenas do kit de robótica educacional e outros de materiais recicláveis para a adaptação nos modelos robóticos, assim, podemos destacar como exemplo: Os carrinhos montados com o kit de robótica educacional e programação, os protótipos de ventiladores, a roçadeira e o semáforo.

Adersino Junior, SED/MS