Alunos da rede estadual de Antonina ajudam a limpar manguezais

Paraná

06.06.2023

Alunos da rede estadual de ensino participam de ações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira, 05 de junho. Gerar consciência sobre a importância da preservação e cultivar atitudes responsáveis em relação aos recursos naturais são objetivos da data, instituída pela  ONU, em 1972.

Uma das ações focou práticas no cuidado dos ecossistemas do Litoral e começou antes mesmo da data oficial. Na última sexta-feira (02), professores do Colégio Estadual Rocha Pombo, em Antonina, realizaram uma atividade especial. Eles acompanharam cerca de 150 alunos da instituição no 2° Mutirão de Limpeza dos Manguezais do município, evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná, com parceria da Prefeitura de Antonina, entre outros apoiadores. 

Foram recolhidas 2,5 toneladas de resíduos, que agora vão gerar renda a famílias de catadores da associação local. O mutirão visou conscientizar os participantes sobre a importância da preservação da mata nativa do Litoral e incentivar ações práticas neste sentido.

Além da conscientização sobre a importância dos ecossistemas do mangue, a ação incluiu exposições sobre os manguezais e biodiversidades associadas locais, além de atividades de sensibilização ambiental e estandes informativos. Somadas, as atividades proporcionaram a percepção a respeito dos impactos da ação humana sobre o meio ambiente. 

MANGUEZAIS – Considerados essenciais para o equilíbrio entre os biomas terrestre e marinho, os manguezais desempenham papel fundamental na manutenção da biodiversidade, proteção contra erosão e controle da qualidade da água. “Ações como esta possibilitam aos alunos perceber que pequenas atitudes, como a coleta de lixo e o descarte correto de resíduos, podem fazer a diferença na preservação ambiental”, afirma a pedagoga do colégio, Lilian Santos Brandão, que coordenou a atividade.

Para ela, o engajamento dos jovens no cuidado com o meio-ambiente, desde cedo, é essencial para a formação cidadã. “Ao se envolverem ativamente no mutirão, os alunos puderam desenvolver habilidades como trabalho em equipe, consciência cidadã e senso de responsabilidade ambiental”, destaca.

Eric Dutra Gonçalves, aluno do 9° ano da instituição, está entre os alunos que participaram do mutirão. “Entendo que a preservação do meio ambiente é crucial para nossa geração e as futuras. Precisamos agir agora para evitar danos irreparáveis ao nosso planeta. Cada ação conta, desde economizar água e energia até reciclar e reduzir o consumo de plástico. Nosso futuro depende disso, e eu me sinto responsável por fazer minha parte e garantir um mundo melhor para todos”, complementa.

LAÇOS – Além do contato com o meio ambiente, a participação dos estudantes na atividade contribuiu para o fortalecimento dos laços entre escola e comunidade, promovendo a relação de parceria e cooperação na busca por um objetivo comum: a preservação. “A interação entre a escola e a comunidade contribui para o desenvolvimento de uma consciência coletiva em relação à importância da preservação ambiental e para a construção de um futuro sustentável”, reforça Lilian.

Assim como na edição anterior, que aconteceu há cerca de um ano, mais de duas toneladas de resíduos como plásticos, isopor, borracha e linhas de pesca foram recolhidos. “Cada resíduo retirado, cada pedaço de plástico recolhido, reflete os primeiros movimentos rumo a uma sociedade formada por cidadãos mais conscientes e responsáveis com a natureza”, finaliza.