Medalhistas piauienses vão participar de premiação nacional da OBMEP em Florianópolis

Piaui

02.06.2023

“Sinto que toda dedicação vale a pena”. É esse o sentimento do Iago de Brito Vieira, de 16 anos, medalhista de ouro na 16ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além do Iago, outros cinco alunos piauienses estarão em Florianópolis, na próxima segunda-feira (5), para participar de uma cerimônia inédita que vai reunir mais de mil medalhistas de ouro da 16ª e 17ª edições da olimpíada para uma celebração conjunta. É a maior premiação nacional da história da competição.   

Iago é aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, localizado em Cocal dos Alves, a aproximadamente 280 quilômetros de Teresina. Para ele, a conquista da medalha é resultado da soma dos esforços: o tempo dedicado aos estudos, o incentivo da família e o suporte da escola e dos professores. E não para por aí, Iago tem sonhos muito maiores que foram impulsionados por meio da olimpíada.  

“Ainda não escolhi qual profissão quero seguir, mas quero colocar todo o meu potencial e o meu conhecimento para contribuir com a sociedade. A conquista da medalha de ouro na OBMEP me incentivou a estudar ainda mais. Atualmente, estou em preparação para os vestibulares como do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME) e outros. Estou cogitando também concorrer para vagas em universidades internacionais, como a Columbia ou Cornell, nos Estados Unidos”, conta.   

A OBMEP reúne mais de 18 milhões de participantes, do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, em 99,8% dos municípios do país. A premiação nacional da competição normalmente tem 575 medalhistas de ouro, mas como a pandemia de Covid-19 impediu o evento presencial nos anos anteriores, esta cerimônia vai reunir os ganhadores de duas edições. 

Além do Iago, João de Brito Ramos Filho, Murilo Levi de Brito Vieira e Enzo Brito Vieira são os estudantes do Ceti Augustinho Brandão que foram premiados na 16ª edição da olimpíada. Já na 17ª edição, foram premiados os estudantes Francisco Yuri de Brito Vieira, do Ceti Augustinho Brandão, e Allyson de Sousa Almeida, da Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, em Teresina. 

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca o papel da Seduc em impulsionar ainda mais os resultados dos alunos da Rede Estadual. “Criamos o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²), que estimula o estudo da matemática e contribui para a melhoria do desempenho dos estudantes na OBMEP e em outras avaliações externas. Continuaremos trabalhando intensamente para o avanço na qualidade educacional do Piauí, melhorando as estruturas e as ações pedagógicas. Afinal, a educação tem o grande e nobre poder transformador de vidas, sociedades e gerações”, finaliza o gestor.   

A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.