Medalhistas da Seduc superam média nacional de Matemática no Enem

Piaui

17.01.2024

Os medalhistas de ouro do I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²), organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), têm conquistado notas superiores à média nacional, que é de 534,9 na área de Matemática e suas tecnologias, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre os estudantes premiados no TME², seis estudantes do CETI Augustinho Brandão, localizado em Cocal dos Alves,  obtiveram notas acima de 760 pontos no exame.

Joice da Silva - 787,5 pontos em Matemática

A estudante medalhista de ouro, Joice da Silva, 18 anos, conquistou 787,5 pontos no Enem e destacou a preparação do TME² para este resultado. “A experiência com o TME² trouxe conteúdos maravilhosos que ajudaram nossa preparação e a escola também realizou umas aulas aos sábados voltadas às olimpíadas de matemática”, conta.

Filha de lavradores, Joice auxiliava os pais nos afazeres de casa e ensinava os vizinhos em matérias escolares durante o dia. A estudante da turma noturna pretende uma vaga no curso de Licenciatura em Física. 

“A minha rotina era corrida. Estudei na turma da noite e os professores conseguiram algumas atividades no turno da manhã para nos preparar para o Enem. Esta nota foi conquistada somente com o tempo que passava na escola mesmo e, por isso, agradeço o empenho dos nossos professores”, lembra Joice.

Walysson Brito Alves - 816,5 pontos em Matemática

Medalhista de ouro no TME², o jovem Walysson Brito Alves obteve a pontuação 816,5 na área de Matemática e suas tecnologias no Enem. Com a nota do exame, o estudante pretende um curso na área de Tecnologia da Informação.

“Estudei bastante para matemática com a preparação para a OBMEP realizada pela escola, simulados Pré-Enem Seduc e com o Torneio de Matemática. Essas preparações foram importantes para eu conquistar essa nota”, comemorou.

Maria Clara Ribeiro de Castro - 833,7 pontos em Matemática

Maria Clara Ribeiro de Castro, estudante do CETI Edith Nobre de Castro, em São Raimundo Nonato, foi medalhista de ouro do TME² e conquistou a nota 833,7 na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A nota superior à média nacional era esperada pela estudante. “Esperava uma nota alta devido a minha quantidade de acertos. Tive um estudo específico também para a área, focando em aprender os conteúdos teóricos que faltavam e pratiquei muitos exercícios. 

O interesse pela matemática veio com a intensa preparação nas olimpíadas de matemática. “Notei o impacto positivo do TME² e da OBMEP na minha prova de Matemática do Enem. Apesar de terem abordagens diferentes da disciplina, as olimpíadas de Matemática desenvolvem nosso raciocínio lógico e proporcionam um aprendizado mais completo e aprofundado dos conteúdos. Com isso, o resultado de medalhistas tende a ser muito satisfatório também no exame”, revela Maria Clara.