Pacto da Educação Brasileira contra o Zika
09.03.2016As entidades signatárias do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika se reuniram na última terça-feira (8) com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O encontrou foi realizado na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF) e teve como objetivo avaliar os resultados da mobilização, realizada no dia 19 de fevereiro e apresentar, em linhas gerais, as ações das escolas para o enfrentamento ao vírus. O Conselho esteve representado pelo secretário de educação de Roraima, Marcelo Campbell.
De acordo com o MEC, a próxima mobilização nacional de combate ao Zika será realizada na semana de 4 a 8 de abril, com foco maior no dia 7 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde. O tema dessa próxima etapa de mobilização será: "Pesquisar e Conhecer para Combater". A ideia é que o MEC envie novamente uma carta às redes e escolas públicas e privadas dos 223 municípios considerados prioritários em relação ao combate do Aedes aegypti, pedindo a colaboração e o envolvimento de gestores, professores, alunos, pais e comunidade em geral na campanha.
Com intuito de incentivar os alunos a continuar mobilizados, o ministério apresentou às entidades signatárias do Pacto a ideia de realizar uma premiação às ações realizadas durante a semana de 4 a 8 de abril. Para tanto, o MEC organizou um grupo de trabalho para planejar e organizar essa premiação.
Premiação
Outra iniciativa pensada é premiar as melhores atividades desempenhadas pelos estudantes, tais como artigos científicos, redações, desenhos e vídeos. As premiações respeitarão recortes para inclusão como escolas públicas/privadas, urbana/indígena, faixas etárias, por exemplo. Para dar prosseguimento a elaboração destas ações coordenadas, foi criada uma Comissão para organizar a premiação (Unesco, Andifes, FNE).
com informações da MEC, Undime e FNE