MEC, Consed e Undime debatem avaliações da formação inicial de professores

Notícias da Educação

16.11.2023

A secretária de Educação do Rio Grande do Sul e vice-presidente do Consed, Raquel Teixeira, representou o conselho em nova reunião do grupo de trabalho do MEC que discute a formação inicial de professores e suas avaliações. Na pauta do encontro desta quinta-feira (16), estiveram as perspectivas de aperfeiçoamento na avaliação da Educação Superior.

Em sua fala, Raquel Teixeira destacou que o diálogo entre as instituições formadoras e as redes é a maior dificuldade que o tema envolve, por isso a importância da iniciativa. "No momento que o Enade foca nisso, isso é o maior instrumento para transformação da realidade que temos hoje. Além disso, também é importante que o MEC estimule nas universidades as pesquisas acadêmicas focadas na prática pedagógica e na melhoria da aprendizagem. É importante que as fundações de amparo à pesquisa também estimulem esse tipo de pesquisa", destacou a vice-presidente do Consed.

A secretária defendeu ainda que além de discutir as inovações nos currículos, garantindo alinhamento com a BNCC, seja destinada mais carga horária para disciplinas práticas, assim como formação para educação antirracista.

Ela aproveitou para sugerir ao MEC a criação de uma coordenadoria que oriente as políticas de formação inicial a partir da colaboração entre as entidades formadoras e as redes. Essa foi uma das demandas dos técnicos dos estados, no fórum criado pelo Consed para discutir a valorização dos profissionais de Educação.

Na reunião, a equipe do Ministério da Educação reforçou que o grupo quer entender qual o percurso ideal de estágio nas redes, a partir da perspectiva dos estados e municípios. A ideia do MEC é, respeitando a autonomia das universidades, elaborar um documento orientador que sirva de parâmetro para a construção do currículo dos estágios.