Amapá
17.01.2025A iniciativa inédita do Governo do Amapá, de ofertar atendimento especializado para alunos e profissionais de ensino de todo estado, está transformando vidas, como a do estudante do 2º ano do ensino médio, Ryan dos Reis, de 19 anos. Por meio do Centro de Valorização da Educação (CVeduc), ele está superando problemas na fala que atrapalharam seu dia a dia por muitos anos.
"Eu falava de forma muito ruim e tinha que fazer exame para um procedimento, e fiz tudo por aqui. Melhorou e agora venho uma vez na semana com o fonoaudiólogo para continuar melhorando. Eles me ajudam na questão da fala, é bom o atendimento aqui", afirma o estudante.
Assim como Ryan, outros alunos, professores e técnicos das escolas públicas estaduais, que enfrentam problemas físicos ou psicológicos, também recebem suporte profissional totalmente gratuito no CVeduc. Somente no ano passado, foram mais de 8 mil atendimentos.
Apesar do período de férias escolares, o Centro segue funcionando normalmente, com serviços na área de psicologia, assistência social, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e educação física. Além disso, durante o ano letivo são realizadas ações de prevenção e controle de doenças e desenvolvidos os projetos “Caminhe Conosco”, “Medite Conosco”, “Pilates” e “CVeduc Itinerante”.
CVeduc continua funcionando durante férias escolares
Saiba como receber atendimento do CVeduc
Alunos da rede pública do estado precisam de encaminhamento formal da escola, após identificação da necessidade de atendimento especializado. Professores e demais servidores da educação podem buscar o CVeduc de forma voluntária, apresentando RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda para análise social.
O Centro de Valorização da Educação (CVeduc) funciona na Avenida Cora de Carvalho, 2012, bairro Santa Rita, em Macapá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Por: Joyce Batista
Foto: Evandro Vilhena/Seed
Estudante Ryan dos Reis, 19 anos, é um dos atendidos no CVeduc