Matrículas para novos estudantes começam na quarta-feira que vem

Distrito Federal

18.09.2019

Inscrições poderão ser feitas pelo site da SEEDF, a partir de 25/9, ou pela a Central 156, a partir de 1/9. Saiba mais na página Matrículas 2020

Os estudantes interessados em ingressar na rede pública de ensino do Distrito Federal devem se inscrever, a partir do dia 25 de setembro, no site da Secretaria de Educação, em link que será divulgado no mesmo dia. Em 1º de outubro, as inscrições serão abertas também pela Central 156, opção 2, das 7h às 21h. O período de inscrição é apenas para novos estudantes e vai até 24 de outubro.

Para que alunos da rede, pais, responsáveis, novos estudantes e os demais interessados tenham informações sobre as matrículas na rede pública de ensino de forma facilitada, a Secretaria de Educação lança a página Matrículas 2020. Nela você encontra, de forma detalhada, tudo o que precisa saber sobre os processos e pode tirar as dúvidas que tiver.

A Secretaria ressalta que os interessados não devem fazer filas em frente às escolas, pois isso não vai garantir vagas para os estudantes. Os únicos meios de fazer a inscrição são pelo site da SEEDF ou pela Central 156.

TENHA EM MÃOS O CPF E O CEP

Para realizar a inscrição para matrícula, o interessado precisará ter em mãos o CPF do estudante e o CEP da residência em que mora ou do trabalho dos pais ou responsável legal. Com o total de novos inscritos na rede pública para 2020, a Secretaria de Educação realiza o cruzamento das vagas disponíveis na rede com as solicitadas e a aloca os novos estudantes em unidades o mais próximo possível ao endereço informado no momento da inscrição.

Esse período é importante para que a SEEDF faça o planejamento do ano letivo de 2020, visto que todos os estudantes, a partir dos 4 anos, devem ser matriculados. Dessa forma, caso o interessado espere pelas vagas remanescentes, corre o risco de estudar em uma unidade mais distante, já que, nesse período, apenas as vagas que sobraram após a efetivação das matrículas, são disponibilizadas.

ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
O cadastramento e a triagem de novos estudantes com deficiência serão realizados de 1º a 24 de outubro, na coordenação regional de ensino mais próxima da casa ou do trabalho dos pais ou responsáveis.

RESULTADO E EFETIVAÇÃO
O resultado das inscrições para novas matrículas será divulgado em dezembro, no site da SEEDF.  Só em janeiro de 2020 as matrículas deverão ser efetivadas diretamente na escola em que o interessado foi contemplado. As vagas remanescentes, aquelas que sobraram depois deste processo, devem ser abertas apenas após a efetivação das matrículas dos estudantes inscritos no período correto.

INSCRIÇÕES PARA EJA
Para maiores de 15 anos que não terminaram o ensino fundamental e maiores de 18 anos que deixaram de concluir o ensino médio e agora queiram finalizar os estudos em 2020, as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto pela Internet quanto pela Central 156, terão início em 25 de outubro e seguirão até o dia 1º de novembro. Todas as regionais de ensino ofertam 1º, 2º e 3º segmentos, para promover o acolhimento das pessoas que se afastaram da escola na idade regular.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
As inscrições para as unidades de educação profissional para o primeiro semestre de 2020 serão feitas exclusivamente pela internet, de 19 de novembro até 1º de dezembro.

PARA ESTUDANTES DA REDE
Os procedimentos de renovação e remanejamento feitos pelas escolas também já têm data marcada. A renovação de matrículas dos estudantes que estão na rede pública de ensino deve ser feita entre os dias 2 e 11 de outubro, na unidade de ensino em que o aluno está matriculado.

Já o remanejamento, para quem deseja mudar para outra unidade escolar, está previsto para começar no dia 21 de outubro, seguindo até o dia 1º de novembro. O remanejamento é só para estudantes regularmente matriculados. A transferência deve ser feita diretamente na Secretaria da escola em que o aluno está matriculado, optando pela unidade para a qual deseja ser remanejado. O remanejamento de estudantes com deficiência está previsto para os dias 1º a 11 de outubro.

A SEEDF ressalta que também não é necessário fazer fila em frente às escolas para realizar esses procedimentos.

Rossana Gasparini, Ascom/SEEDF