Mato Grosso
21.11.2025
Claryssa Amorim e Rayane Alves | Seduc
A Olimpíada de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), voltada às Escolas Estaduais Militares, reuniu cerca de 22 mil participantes das 29 unidades da rede estadual de ensino. Após três etapas classificatórias, 156 estudantes chegaram à final e foram homenageados na cerimônia de premiação realizada na quarta-feira (19), no Cine Teatro Cuiabá.
Entre os finalistas, nove estudantes conquistaram as principais colocações nas três categorias da competição — 6º e 7º anos; 8º e 9º anos; e Ensino Médio. Os vencedores receberam prêmios como celular (1º lugar), tablet (2º lugar) e assistente virtual (3º lugar).
Coordenador do projeto, o professor Miguel Tadayuki Koga ressaltou que o novo formato ampliado da olimpíada surgiu a partir de uma demanda da Seduc-MT e abre espaço para futuros avanços.
“Parabéns aos estudantes por se dedicarem intensamente. Esse é o único caminho. E agradeço aos professores que estiveram ao lado do projeto e fizeram acontecer. Todos aqui são vencedores”, afirmou.
A reitora da Unemat, Vera Lúcia, destacou o caráter inspirador dos premiados e reforçou que a matemática é acessível a qualquer estudante comprometido. Segundo ela, a união entre Unemat, Seduc e escolas militares fortalece caminhos formativos e revela talentos que representam “a esperança e o futuro do país”.
O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, lembrou que Mato Grosso conta atualmente com 29 escolas militares e que a meta é alcançar 60 unidades. Ele afirmou que o modelo tem contribuído para a evolução do IDEB e destacou programas de intercâmbio internacional. “Este evento comprova que a educação muda vidas”, disse.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, também homenageou os professores e afirmou que os estudantes premiados são verdadeiros “talentos de Mato Grosso”. “A Seduc tem orgulho de apoiar iniciativas que incentivam o protagonismo estudantil e elevam a qualidade da educação pública. Ver nossos jovens enfrentando desafios e representando suas instituições com tanto compromisso é motivo de grande satisfação”, destacou.
Premiados
Nível 2 – 6º e 7º anos
1º lugar – celular
* Gabriel Gamarano Lemos – EE 2º Sargento PM Weliton P. Duarte, Primavera do Leste
2º lugar – tablet
* Maria Lucinda Mathias Dias – EE Militar 2º Sargento PM Claudemir F. Maciel, Sinop
3º lugar – assistente virtual
* Antonio Miranda Preus – EE Cel. PM Jorge Luiz de Magalhães, Querência
Nível 4 – 8º e 9º anos
1º lugar – celular
* Antonio Zanella de Almeida – EE Militar Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral, Sorriso
2º lugar – tablet
* Kaique da Silva Sena Pereira – EE Militar 2º Sargento PM Claudemir F. Maciel, Sinop
3º lugar – assistente virtual
* Emanuela Baldo Bucco – EE Militar Major PM Ernestino Veríssimo da Silva, Rondonópolis
Ensino Médio – três finalistas principais
* 1° lugar: Antônio Zanella de Almeida
* 2° lugar: Kaique da Silva Sena
* 3° lugar: Emanuela Baldo Bucco
O evento é uma realização conjunta da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Programa Olimpíada de Matemática e das Coordenadorias das Escolas Militares.