Os resultados do Ideb 2011 apontam que a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul avançou desde o último levantamento, em 2009, e atingiu todas as metas estabelecidas para todas as etapas.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta terça-feira (14) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta que a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul avançou desde o último levantamento, em 2009, e atingiu todas as metas estabelecidas para todas as etapas. As melhores colocadas da Rede Estadual, como a EE Dom Aquino Corrêa, de Amambai, que atingiu Ideb 7,5, ficaram a frente de escolas das redes Municipais e Federal.
A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa (foto), avalia os resultados de forma muito positiva. “Nossas metas foram superadas porque há uma vontade política aliada a vontade técnica, mas sei que ainda temos muitos desafios, especialmente no ensino médio como a reestruturação do período noturno, a implantação de um currículo atraente para os jovens e a formação profissional”, explica.
Os dados de 2011 mostram que, nos anos iniciais do ensino fundamental, nas avaliações do 4º e 5º anos, a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul alcançou Ideb 4,9, ultrapassando não só a meta para 2011, que era de 4,0, como também a de 2013, que era de 4,3 e 2015, de 4,6. O Estado atingiu, em 2011, a proposta que era para 2017 e ainda se aproximou da meta nacional, que é de 5,0. O resultado dos 8º e 9º anos aponta para uma evolução. A Rede Estadual alcançou Ideb 3,5, superando a meta de 3,4.
No ensino médio, o Ideb da Rede Estadual é de 3,5, acima da meta para 2011, que era de 3,2 e a de 2013, que era de 3,4. Para Nilene Badeca, esses números tendem a melhorar cada vez mais com a implantação de Programas como o Ensino Médio Inovador, que mantém o aluno na escola durante todo o dia, com uma rotina de estudos, alimentação e atividades extracurriculares. “O ensino médio em período integral é uma das políticas que vem mostrando bons resultados e deve receber cada vez mais investimentos”, destaca.
Assessoria de Comunicação/ Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul
16/8/2012