Material produzido pela Secretaria de Povos Originários e Tradicionais é utilizado por professores em sala de aula no Tocantins

Tocantins

30.04.2024

O material de comunicação produzido pela Secretaria de Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot) está sendo usado de novas maneiras. Além de informar a população sobre ações e projetos  realizados com os povos indígenas e quilombolas do Estado, tem servido como material didático em escolas públicas do Tocantins.  

Na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Natividade, a professora de geografia e coordenadora de área, Verônica Albuquerque, utilizou materiais sobre povos originários do Tocantins postados no site institucional e nas redes sociais da Sepot. Estes materiais foram utilizados nas aulas ministradas para as turmas de 9° ano. “Com a metodologia adotada, os alunos puderam ver como fazer pesquisa para aprimorar ainda mais o conhecimento sobre os indígenas do Tocantins”, disse.

Durante a aula, a professora falou sobre a secretária Narubia Werreria, a primeira indígena a sumir do primeiro escalão do Governo do Estado do Tocantins. “Os alunos ficaram encantados, pois não sabiam da existência dessa secretaria e que o acesso às informações era tão eficiente”.

Para fixar o conteúdo, após as aulas que utilizaram materiais da secretaria, duas turmas fizeram uma exposição no pátio para os demais estudantes verem sobre povos originários do Tocantins. Inspirados em materiais gráficos produzidos pela Sepot, desenharam e pintaram mapas que informam onde cada etnia indígena está localizada no Estado. “Trabalho aqui há 15 anos e sempre tivemos muita dificuldade para encontrar material que falasse sobre os povos indígenas do nosso estado. Encontramos informações dispersas, mas nada com muita eficiência didática. Passando pela página dos Povos Originários e Tradicionais no Instagram, vi uma postagem sobre os povos originários e montei um slide com essa temática”, acrescentou.

“Sempre abordamos o assunto em sala de aula e quis apresentar para o meu alunado essa nova secretaria e sua importância para conhecermos melhor esses povos. Mostrei o site, os slides e no mapa onde estavam as populações indígenas do estado. Os alunos interagiram bastante e gostaram muito, pois não conheciam detalhadamente da forma que mostrei ali. Utilizamos esse material para uma exposição no final. Eles próprios confeccionaram um mapa do Tocantins que destaca os povos originários, como forma de memorização. A metodologia adotada foi a memorização, utilizando cartografia e arte para que pudessem conhecer cada vez mais os povos. Foi muito bom”, finalizou.

O diretor de Proteção aos Indígenas, Paulo Waikarnãse Xerente, acredita que o trabalho da Secretaria de Povos Originários e Tradicionais é muito importante. “É muito gratificante para nós que as pessoas procurem pelas informações que divulgamos de forma direta e indireta. É o reconhecimento do nosso trabalho dia a dia junto aos povos tradicionais”, disse.

Tocantínia

Em Tocantínia, a rede pública municipal também utiliza o material da Sepot em suas aulas. O professor de biologia Samuel Marques, do Centro Educacional Fé Alegria Frei Antônio, ministra a disciplina eletiva de Protagonismo. Durante a Semana dos Povos Indígenas, desenvolvemos várias ações com nossos alunos, visando a divulgação, fortalecimento e valorização da cultura indígena na escola. Durante a semana, o professor e os professores parceiros promoveram atividades como pinturas corporais indígenas, exposição de artefatos indígenas, danças e cantos tradicionais, além de uma viagem às terras indígenas para participar das atividades culturais.

“Na minha eletiva há alunos do sexto ao nono ano, onde trabalhamos a questão da representatividade cultural tocantinense. Vamos abordar também a cultura do ribeirinho, a cultura indígena e a cultura dos quilombolas, trabalhando a questão do turismo cultural, diversidade, tudo em um único projeto. Focando no mês de abril, que é o mês do povo indígena, fizemos visita a uma escola indígena aqui no Tocantins, além de visitar uma aldeia. Também realizamos alguns trabalhos na escola, em sala de aula e no pátio, trazendo a aldeia até a escola e levando a escola até a aldeia e nisso, utilizando o material disposto no site e nas redes da Sepot”, disse. 

 

Elâine Jardim/Governo do Tocantins