Matemática é ensinada com jogos didáticos na EE João Ponce de Arruda

Mato Grosso do Sul

27.03.2025

Na Escola João Ponce de Arruda, em Três Lagoas, a professora Mariana Rodrigues utiliza jogos didáticos como uma abordagem alternativa no ensino de Matemática para os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II.

Wordwall

O primeiro jogo escolhido foi a plataforma digital Wordwall, que oferece uma variedade de minijogos interativos, como quizzes, competições e anagramas. Essa ferramenta foi utilizada para trabalhar o descritor "Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)", com foco nas Propriedades da Potenciação. A dinâmica da aula envolveu os estudantes em duplas, que começaram a resolver cálculos e, à medida que acertavam, avançavam nas posições do jogo.

A competitividade gerada entre as duplas foi um fator motivador, estimulando os alunos a calcular com mais empenho, enquanto anotavam os resultados em seus cadernos para que a professora pudesse acompanhar seu progresso.

Jogo da velha

Além do Wordwall, a professora também utilizou o clássico Jogo da Velha, com o intuito de reforçar as propriedades da potenciação. Para isso, preparou o material com folhas sulfites coloridas contendo contas e resultados. Os estudantes precisavam resolver as contas corretamente para marcar as células do Jogo da Velha.

O primeiro que completasse três ordens corretas ganhava o jogo. Esse formato não só motivou a participação, mas também incentivou os alunos a aplicar os cálculos de forma prática e divertida.

A professora observou que, ao integrar jogos e uma competição saudável, os alunos se mostraram mais envolvidos na resolução dos problemas, o que resultou em uma aprendizagem significativa. Ela também destacou a importância de utilizar recursos que saem da rotina tradicional, pois isso contribui para o engajamento dos estudantes e a construção de conhecimentos de forma mais eficaz.

Eficiência

A utilização de jogos didáticos no ensino de Matemática se mostrou uma estratégia eficiente para potencializar a aprendizagem dos estudantes, proporcionando uma experiência de aprendizado mais interativa e motivadora.

A professora Mariana Rodrigues conseguiu, não só reforçar conteúdos importantes, como as propriedades da potenciação, mas também estimular a participação ativa dos alunos, através da competitividade saudável.

“Essa abordagem lúdica é uma excelente alternativa para tornar o ensino mais atrativo e eficaz, permitindo que os alunos aprendam de forma prazerosa e significativa”, finaliza diretora Carmem Eliana Garcia.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar