Secretaria de Estado da Educação do ES
02.07.2019Inúmeras são as situações cotidianas que envolvem a matemática financeira seja em casa, no trabalho, seja na escola e, principalmente, no comércio. Nessa perspectiva, as professoras de Matemática da Escola Elisa Paiva, de Conceição do Castelo, levaram o assunto para a sala de aula por meio de uma pesquisa feita pelos alunos junto aos comerciantes da região.
Com os resultados, os estudantes desenvolveram uma visão mais ampla a partir de questionamentos, reflexões e compartilhamento de circunstâncias cotidianas acerca de resoluções de possíveis situações problemas. De acordo com as professoras Andressa Côco Lozorio e Maria Cândida Silva Azevedo, o que mais chamou a atenção das turmas do 7º ano, foram as questões voltadas a cálculo de porcentagem.
“Diante ao conteúdo levantado, os estudantes puderam desenvolver habilidades do processo do pensamento matemático financeiro e o senso crítico, com posicionamento em relação às situações de consumo capitalista, taxas de juros, cartão de crédito e inadimplência”, disse a professora Andressa.