Balé Popular do Tocantins inicia segunda rodada de apresentações

Tocantins

03.06.2022

Um show de coreografias, cores e luzes marcaram o início da segunda rodada de ‘Máscaras’, espetáculo do Balé Popular do Tocantins. As mostras desta sexta-feira, 3, refletem o trabalho desenvolvido pela companhia ao longo do ano de 2021 e contam com a participação de 400 alunos.  As apresentações ocorrem até o próximo domingo, 5, no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no Colégio Militar do Estado do Tocantins – Senador Antônio Luiz Maya, na Escola Estadual Frederico José Pedreira, no Colégio Estadual Rachel de Queiroz, no Colégio Estadual Vila União e na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso.

‘Somos tantos, mas quem somos?’ Partindo desse questionamento, a Companhia conta com apresentações de coreografias de estilos variados: ballet clássico, jazz, danças urbanas e contemporânea. Entre os aspectos abordados estão: o ‘Complexo de Barbie’; a necessidade de viver ‘Disfarçando o Corpo’, por meio do uso de uma ‘Segunda Pele’; a dualidade entre ‘Meu Filtro e Eu’, que gera uma vida de ‘Faz de Conta’, que reflete na ‘Minha Essência’ e que é representado na minha ‘Foto de Perfil’.

O professor, Jefferson Marques, explica que os ensaios ocorrem muito tempo antes das apresentações. “É um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início das aulas, aprimorando a técnica dos alunos, passando os conteúdos. Depois de decidir os temas a gente constrói as composições coreográficas. Eu consigo ver um evolução muito grande dos alunos”, considerou.

As histórias expressadas por meio da dança emocionaram a espectadora Maria Zélia Pereira de Almeida. Ela é avó da aluna Kethelen Aguiar de Jesus, de 10 anos. “Eu cuido dela desde quando tinha um ano de idade. É uma emoção muito grande. As vezes eu choro, porque é lindo demais. Saber que ela tem essa coragem de se apresentar é incrível. Se é o sonho dela, é o meu também”, expressou.

A aluna Ana Clara Silva Rodrigues, de 15 anos, se apresentou por meio do Polo Rachel de Queiroz e explica que cada espetáculo traz uma emoção diferente. “Foi incrivelmente perfeito ter a família e todas as pessoas apoiando a gente para que desse certo. Eu amei a sensação de voltar ao palco depois da pandemia”, afirmou.

Para Ester Vieira Costa, de 12 anos, que também pertence ao Polo Rachel de Queiroz, a dança é uma forma de expressar sentimentos. “Essa é uma paixão que tenho desde pequena. Estou muito feliz hoje por estar apresentando mais um dia. É algo que vou levar para a vida toda”, relatou.

Apresentações

As apresentações ocorrem no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, com duas exibições em cada dia, às 18h30 e às 20h30.

Para acompanhar as apresentações, os interessados podem retirar os ingressos na bilheteria onde ocorrerão as sessões, levando 1 kg de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos pelo programa Mesa Brasil.

Confira a programação

04/06 (18h30 e 20h30) Espetáculo Máscaras com os alunos dos polos do Colégio Estadual Vila União e Escola Frederico José Pedreira;

05/06 (18h30 e 20h30) Espetáculo Máscaras com os alunos do polo da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso.

Willian Alves/Governo do Tocantins