Maranhão Profissionalizado gera expectativa de renda e oportunidades para jovens e adultos

SEDUC MA

16.03.2021

Clara Melo Dias irá fazer o curso de Produção literária: Escrita Criativa 

Criado pelo Governo do Estado para minimizar os efeitos negativos da pandemia da Covid-19, com mais de 30 mil vagas de qualificação profissional em cursos e oficinas para pessoas acima de 15 anos nas diferentes regiões do estado, o Programa Maranhão Profissionalizado se constitui como uma porta para geração de renda e de oportunidades para ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho.

“Estou na expectativa, bastante ansioso para começar! Como eu faço stand up comedy aqui na região do Pindaré, vai ser bom para mim, porque vou aprender mais da arte de atuar. O curso aqui na região será muito importante porque aqui fervilha arte e vai ajudar os jovens a se encontrar com a arte e consigo mesmo. Talvez seja uma sementinha que está nascendo na região e futuramente tenhamos uma companhia de teatro saindo daqui para o mundo”, revelou Valtinho Moraes, vencedor da mostra comédia stand up. 2020, da XV Semana de Teatro do Maranhão, que irá cursar Atuação para Cinema no IEMA Vocacional Engenho Central, em Pindaré-Mirim.

Para Clara de Melo Dias, que se inscreveu para o curso de Produção Literária: Escrita Criativa, também no IEMA Vocacional Engenho Central, é uma oportunidade de qualificação que impactará na melhoria de vida das pessoas da região. “Acredito que o curso cria um precedente importantíssimo para a região. O espírito das pessoas se eleva quando elas são expostas à arte e ou à literatura nos seus mais diversos tipos. Avalio que o curso seja muito relevante para a localidade, pois oportuniza a escrita criativa sobre a cidade, as pessoas, a natureza e a cultura da região”, ressaltou.

Ruan Felipe dos Santos Corrêa comentou que irá fazer o curso de Edição de Vídeo porque deseja aprimoramento nessa área, que ele já tem familiaridade. “Já estou familiarizado com as ferramentas de edição de vídeo de modo a citar: Sony Vegas e o Adobe premiere, e no intuindo de aprimorar ainda mais as minhas habilidades com as ferramentas citadas, que escolhi o curso. Vale ressaltar que o curso também irá trazer a oportunidade àqueles que não têm o conhecimento e querem aprender ou aperfeiçoar ainda mais suas habilidades, como é o meu caso. Eu espero que o curso abra os olhos daqueles que irão cursar, mostrar de fato as vantagens de trabalhar com edição, as oportunidades e mostrar que o mercado para essa profissão não está saturado. Enfim, que o curso consiga atender as necessidades de todos”, afirmou.

O mercado de trabalho também é foco de Nagyla Viana, que se inscreveu para o curso de Estética na unidade vocacional do IEMA na Praia Grande, em São Luís. “Estou aguardando ansiosamente pelo curso pois é uma grande oportunidade fazer cursos gratuitos, irei fazer Estética, um curso profissionalizante, que irá me trazer grandes benefícios posteriormente para o mercado de trabalho, um curso que está crescendo muito, atualmente. É um curso que irá me trazer grandes oportunidades para o mercado de trabalho, pois acredito que quando terminar estarei mais bem qualificada”, realçou.

O secretário adjunto de Educação Integral e Profissional da Secretaria de Estado da Educação, André Bello destacou que o programa representa um marco na história do Maranhão. “O Programa Maranhão Profissionalizado, lançado pelo governador Flávio Dino nesse tempo de pandemia, é o maior da história do Maranhão em qualificação profissional e como principal objetivo gerar oportunidades de renda e emprego”, disse.

Cursos gratuitos

O Governo divulgou o Edital para os cursos no início do mês de março com 5.490 vagas para Formação Inicial e Continuada (FICs) e/ou oficinas a serem ofertadas nas Unidades Vocacionais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), instituições, associações, sindicatos e municípios parceiros. Ao todo, foram abertas 142 turmas distribuídas em vários municípios maranhenses.

Entretanto, em virtude do Decreto Estadual, que suspendeu as atividades presenciais no serviço público até o dia 21 deste mês, as inscrições estão suspensas. Mas os interessados podem conferir o Edital com a lista de cursos ofertados por município, bem como demais informações dos documentos necessários para a inscrição no portal da Seduc: www.educacao.ma.gov.br.

Os cursos ofertados são nas áreas de: Ambiente e Saúde, Produção Industrial, Informação e Comunicação, Controle e Processos Industriais, Recursos Naturais, Controle e Processos Industriais, Produção Cultural e Design, Gestão e Negócio, Agricultura Orgânica, entre outras.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
Texto: Raphael Garreto
13/03/2021