Maranhão inova e oferta preparatório gratuito para Enem e vestibulares

Maranhão

04.08.2020



Mais de 80 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio matriculados na Rede Pública Estadual estão recebendo aulas gratuitas e online, preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Trata-se do projeto “Terceirão Não Tira Férias”, que ocorre deste meados de julho, em plataformas virtuais e redes sociais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com a participação de professores especialistas em pré-vestibulares.

“Essa live está sendo esplêndida porque nos tempos atuais, muitas pessoas estão com o interesse muito baixo, por conta do medo, da preocupação e alguns, talvez, por não terem tempo para estudar, mas essa live muda tudo,  pois vai estar ali, perto de você, e  relaxando, ali sentado no seu cantinho, você pode assistir à live ‘de boa’. Os professores são ótimos, divertidos, legais e explicam conteúdos tão grandes em pouco tempo, resumindo pauta por pauta. Resumindo tudo, essa live é excelente. Gostei muito”, revelou Victor Ariel de Oliveira Carvalho, de 16 anos, estudante da Unidade do Iema (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) de Presidente Dutra.

Além dos aulões ao vivo, aos sábados, para aprofundamento de conteúdos e plantão tira-dúvidas com professores, o ‘Terceirão Não Tira Férias’ disponibilizará novas videoaulas todos os dias, de segunda a sexta, no canal da Seduc no YouTube. Os alunos da rede estadual também estão recebendo apostilas impressas de uso individual com roteiro de estudo e questões elaboradas pelas principais bancas das mais renomadas Instituições de Ensino Superior do país.

“A live de abertura contou mais de 3 mil estudantes em um aulão de humanas e, a partir de segunda-feira, com o mapa de estudos, as aulas online e os materiais já distribuídos em todo do Maranhão, acreditamos até 8 de agosto, data de encerramento, teremos um percurso de extremo proveito para os estudantes, com ânimo, esperança e a possibilidade de reforçar conhecimentos, para que os jovens sigam aprendendo, acreditem no futuro e percorram esse ano de 2020 na certeza de que terão acesso ao Ensino Superior pelos vestibulares diversos e também no Enem. Nossa expectativa é que todos os estudantes maranhenses participem e também de outras partes do país”, enfatizou a Secretária Adjunta de Gestão da Rede e Aprendizagem da Seduc, Nadya Dutra.

Oportunidade

Para os estudantes, ter acesso às aulas online é um estímulo para que alcancem seus projetos de vida, mesmo em tempos de pandemia. É o caso de Marlon Pinheiro, do Centro Educa Mais Professora Dayse Galvão de Sousa, localizado na Vila Embratel, em São Luís.

“É um momento único e de muito aprendizado. Nesse tempo de pandemia, nós estamos tendo que nos adaptar às novas formas de aprendizagem e uma delas é o estudo online. Este ano, o ‘Terceirão Não Tira Férias’ não ficou esquecido, nós continuamos e estamos aqui aprendendo cada vez mais. Vamos lá, gente, rumo ao nosso projeto de vida. Organize-se e vamos estudar”, destacou.

“Quero agradecer à Seduc, que está nos proporcionando essa oportunidade, em meio à pandemia, de estudar em casa para vestibulares e para o Enem. Acredito sim que com esse projeto vamos rumo à nossa aprovação”, revelou Samyra Cristina Alves de Souza, do Centro de Ensino Nicolau Dino, no município de Grajaú.

Myrelle Ribeiro Gomes, estudante do Centro Educa Mais Dom Ungarelli, em Pinheiro, também reforçou a importância de seguir estudando para realização de seu projeto de vida. “O Terceirão Não Tira Férias é justamente para nos preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também para a realização do nosso projeto de vida. Apesar dessa pandemia, a gente tem sempre que continuar estudando para poder realizar os nossos sonhos. Então, venha comigo, participe das aulas e vamos construir um futuro melhor”, concluiu.