Pernambuco
28.08.2020Com um público de 2.600 pessoas, entre estudantes e professores, a Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul realizou seu I Show de Talentos, que visa descobrir novas habilidades nas escolas jurisdicionadas a GRE e abrir espaços para valores musicais, divulgar arte e levar música, entretenimento e cultura à comunidade escolar. O projeto, realizado online, teve cerca de 100 trabalhos inscritos e foi promovido pela gerência através da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE) e da Coordenação Geral de Educação Integral e Profissional (CGIP).
O projeto foi pensado e desenvolvido para todos os alunos interessados em mostrar seu talento, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, abrindo espaço para todas as manifestações artísticas e culturais da comunidade escolar. Os participantes podiam apresentar tanto uma música quanto um poema e durante as apresentações foram sorteados tablets, caixas de som, fones de ouvido, pen drive e cartões de jogos. "Nosso objetivo é incentivar a comunidade escolar a participar de atividades de palco onde possa apresentar ao público o seu talento nas diversas aptidões e habilidades como na música, performance, dublagem, humor, criatividade entre outras", afirma a coordenadora da CGDE, Ana Cristina Amaral.
O evento trouxe para homenagear os estudantes o professor Jucelito da escola Santa Apolônia, que cantou a música Aquarela, e o professor Jamil Ramos, que declamou um cordel autoral sobre o dia do estudante. Também houve a participação do estudante egresso da EREM Professor Moacyr de Albuquerque, o humorista Carlos Santos.
O gestor da escola Jarbas Passarinho, Marcos Vinícius, elogiou o evento: "é muito bom poder participar de eventos como esses! Nossos jovens são verdadeiramente talentosos”. A estudante Adriely Vitória, da Escola EREM Frei Jaboatão, diz que ficou muito emocionada em vê-la declamando um poema autoral. "Eu adoro escrever e quando temos um incentivo de mostrar nosso talento, fico muito entusiasmada e sempre quero participar".