O trabalho integrado entre Estado e municípios em prol do desenvolvimento da educação mineira só cresce a cada ano. Na última segunda-feira (18), o município de Governador Valadares fez adesão ao Programa de Intervenção Pedagógica Municipal (PIP). Com a inclusão da cidade, o Programa atinge 842 municípios, o que equivale a mais de 99% de um total de 850 municípios — uma vez que três cidades não possuem anos iniciais do ensino fundamental nas redes municipais.
"O PIP é um trabalho que se realiza na escola, capacitando professores e os orientando em sua prática pedagógica. O que já se fazia no Estado agora chega aos municípios", afirma a secretária de Educação de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola. A expectativa é que o PIP Municipal beneficie cerca de 850 mil estudantes dessas redes de ensino.
Governador Valadares conta com 43 escolas municipais que realizam o atendimento de 6.673 alunos. De acordo com a prefeita Elisa Costa, o Programa já desenvolvido na rede estadual de ensino vai reforçar o trabalho educacional da cidade.
“Nós queremos associar o Programa de Intervenção Pedagógica aos trabalhos que já desenvolvemos em nosso município para que possamos obter ainda mais avanços na qualidade da educação. Esta é a perspectiva que nós temos para a nossa cidade. A perspectiva de valorizar os educadores, a aprendizagem de nossos alunos e de aumentar o nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”.
O polo Vale do Rio Doce reúne municípios das Superintendências Regionais de Ensino de Almenara, Caratinga, Coronel Fabriciano, Guanhães, Manhuaçu, Nova Era, Teófilo Otoni, e a anfitriã do encontro, Governador Valadares.
Após a solenidade, que contou com autoridades e educadores de todos os municípios do polo, a secretária Ana Lúcia Gazzola, a superintendente Regional de Ensino de Governador Valadares, Sandra Márcia Ferreira, a prefeita Elisa Costa e representantes municipais participaram de uma reunião. Na agenda foi destacada a necessidade de um trabalho conjunto, a partir do estudo de questões como o transporte escolar, a rede física das escolas estaduais e municipais, recursos humanos e área pedagógica.
Lançamento em polos
Até o dia 27 de março, o PIP municipal será lançado em seis polos do Estado. Além do Vale do Rio Doce, os polos Zona da Mata (19/03, em Juiz de Fora), Sul (20/03, em Varginha), Triângulo (21/03, em Uberlândia), Norte (25/03, em Montes Claros) e Central (26/03, em Belo Horizonte), receberão o Programa da Secretaria de Estado de Educação.
Anos iniciais do ensino fundamental
As equipes municipais do PIP trabalharão com os anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, fase na qual o estudante desenvolve e consolida as habilidades de leitura e escrita e todo o conhecimento que o prepara para o restante da educação básica. No total, mais de seis mil escolas municipais em todo o estado vão contar com o programa a partir da capacitação das equipes.
Seduc/Minas Gerais com alterações Ascom/Consed