Pará
05.10.2023Com a coordenação e realização da Diretoria Regional de Ensino Belém 02, mais de 800 estudantes de várias escolas estaduais participaram do tradicional Círio Estudantil 2023 nas ruas dos bairros do Jurunas e Cidade Velha, em Belém, nesta quarta-feira (04). Entre cantos, orações e reflexões de textos religiosos, os alunos louvavam a padroeira da Amazônia.
A procissão iniciou na Rua do Tamoios, no bairro do Jurunas, em frente à Escola Estadual Prof.ª Placídia Cardoso, que este ano foi escolhida para sediar o evento. Durante o percurso, algumas escolas homenagearam a berlinda saudada por moradores que acompanhavam a pé ou da janela de suas casas a procissão.
Após uma hora e meia de caminhada, a procissão terminou com a chegada na Catedral Metropolitana de Belém Nossa Senhora da Graça, também conhecida como Igreja da Sé. A imagem foi recebida pelo monsenhor Augustinho, que também fez parte da comissão organizadora do evento. Após a bênção final, a imagem ficou exposta para ser tocada e fotografada.
“É uma satisfação imensa e gratificante participar desta 26ª edição do Círio Estudantil e ter nossa escola como sede desse evento de cunho evangelizador educacional. Nessa caminhada de fé e esperança, desejo que essa juventude possa estar cada vez mais elevando suas orações com as melhores perspectivas de vida e possa estar com as suas famílias, elevando o lado espiritual da sua fé, seu amor por Cristo e por Nossa Senhora”, disse emocionada Rita Costa, diretora da Escola Placídia Cardoso e organizadora do evento.
O Círio Estudantil acontece há 26 anos e iniciou no ano de 1997 com a pastoral do Colégio do Carmo e mais seis escolas dos bairros da Cidade Velha e Jurunas. Esse movimento de fé foi se alargando e neste ano contou com a participação de 18 escolas dos bairros do Jurunas, Cidade Velha, Batista Campos e Umarizal, a maioria escolas públicas estaduais.
Texto: Clayton Santos / Ascom Seduc