Mais de 750 estudantes desfilam nas fanfarras escolares neste 7 de Setembro na capital e no interior

Semana da Pátria

06.09.2017

Mais de 750 estudantes integrantes de 67 fanfarras escolares da rede estadual de ensino da Bahia irão participar do desfile cívico na capital e no interior. A atividade, que é organizada pelas Forças Armadas, também conta com o envolvimento direto de 100 gestores, instrutores e técnicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Nas escolas estaduais, as fanfarras desempenham um papel pedagógico, se consolidando como um ambiente de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo estudantil. Na capital, as fanfarras se concentram a partir das 7h, no Colégio Odorico Tavares, no Corredor da Vitória.

Os estudantes já estão na expectativa do desfile. É o caso de Greiciane Silva, 17, 8ª série do Colégio Estadual João Caribé, em Paripe, em Salvador. “Estou muito ansiosa e animada. Desfilar na fanfarra é um momento único que leva um ano de ensaio e dedicação. Estou muito feliz, porque foi aqui nesta família musical que aprendi a ter mais união com meus colegas e a ter mais comprometimento com os estudos”, revelou a aluna, que toca prato no grupo. A colega Gisele Aquino, 15, 1º ano, que atua como baliza, acrescenta: “É muito emocionante desfilar na linha de frente e ver as pessoas nos admirando e aplaudindo. Estou na banda há um ano e, desde então, já aprendi muito, principalmente em relação à união e ao respeito que devemos ter sempre com os nossos colegas, os nossos professores e as nossas famílias”.

No Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira, no bairro de São Caetano, os estudantes também falam sobre este momento especial. “Participo há sete anos da fanfarra da escola, a FAMUZA, e toco trombone. Desfilar no 7 de Setembro é sempre uma emoção nova”, declara o estudante Israel Nascimento, 18 anos, 3º ano.

Já o estudante Tayrone Gomes, 18, 8ª série, diz que a participação na Fanfarra da Escola Estadual Raul Sá, no bairro Mussurunga,  tem sido fundamental para a sua formação cidadã. “Estou há apenas um ano no grupo e já melhorei muito o meu comportamento em sala de aula. Estou mais disciplinado, não falto aula e estou mais interessado em estudar graças ao incentivo que recebemos na fanfarra”, destaca.

Integração
O regente Hermival Rego fala sobre o papel pedagógico das fanfarras. “Por meio deste trabalho lúdico, os alunos se tornam agentes transformadores de sua realidade”, afirma. É o que também acredita a diretora do Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira, Leonídia da Silva Pinto. “A fanfarra é uma ferramenta de resgate pedagógico. Além de trabalhar fundamentos da arte, as fanfarras estão voltadas à formação musical, levando para os nossos estudantes o sentimento de pertencimento e contribuindo para que eles construam a sua identidade estudantil”.