Secretaria de Estado de Educação do ES
08.08.2019Estudantes de todo o País estão inscritos para participar da Olimpíada Nacional de Ciências, que terá a sua primeira fase realizada entre os dias 15 e 17 de agosto. O Espírito Santo efetivou a inscrição de 46.872 alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, representando 58 municípios capixabas.
De acordo com a assessora de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Aleide Cristina de Camargo, o número significa que 78% das escolas públicas sob a gestão da Sedu têm alunos inscritos. “Só perdemos para a Paraíba, que inscreveu 82% das unidades. Isso é muito gratificante para nós, que trabalhamos para estimular o máximo de participação nesses eventos”, afirmou.
Para a assessora, despertar o interesse do aluno é contribuir para o crescimento acadêmico dele. “A Ciência é uma das disciplinas em que alguns alunos demonstram resistência, por ser algo um pouco abstrato. A preparação desse aluno para a prova nos permite quebrar essa resistência e tornar o conteúdo mais atrativo, despertando o interesse do estudante pela área”, explicou Aleide.
A primeira fase será realizada na própria escola onde o aluno inscrito estuda. A segunda fase será no dia 21 de setembro, nas Coordenações Estaduais. Já a cerimônia de premiação será no dia 28 de outubro, em local a ser definido. Mais detalhes podem ser obtidos AQUI!
Astronomia
Este ano, além das provas de Biologia, Química e Física, conteúdos de Astronomia também serão abordados. Participarão alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, das três séries do Ensino Médio e do Ensino Técnico, que ainda não estão no Ensino Superior.A Olimpíada de Ciências teve início no ano de 2016, com 82 mil alunos inscritos. Em 2017, a organização contabilizou 103 mil inscritos e, no ano passado, 203 mil alunos participaram das provas e concorreram aos prêmios e certificados nacionais. Só nesta edição de 2019, mais de um milhão de alunos estão inscritos para participar das provas.