Mais de 32 mil alunos participam nesta quinta-feira (13/6) da Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem (ADA)

Avaliação

13.06.2019

Está sendo aplicada em diversas escolas da rede pública estadual, nesta quinta-feira (13/6), a Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem (ADA) do 2º bimestre. O objetivo da prova é analisar o desempenho dos alunos de forma a auxiliar os professores na identificação de lacunas nas áreas apontadas como mais frágeis, melhorando o processo de ensino-aprendizagem.

Mais de 32 mil alunos da rede pública estadual estão participando da segunda ADA do ano. A primeira foi aplicada no dia 23 de abril. A Avaliação foi criada em 2015 e a cada ano que passa vem sendo aperfeiçoada pela equipe da Seduc Goiás.

A ADA é uma ferramenta fundamental para detectar o nível de proficiência dos alunos em todas as áreas do conhecimento e dar subsídios para o redirecionamento e planejamento de ações, combatendo a defasagem no aprendizado, conforme explica o gerente de Estratégias e Material Pedagógico da Superintendência de Gestão Pedagógica da Seduc Goiás, Wagner Dias.

O gerente informa que a correção das avaliações é feita por um mecanismo informatizado, permitindo que os gestores monitorem o desenvolvimento dos alunos. Os resultados obtidos na ADA permitem que a equipe pedagógica da Seduc atue na raiz do problema, desenvolvendo atividades complementares específicas. Elas são personalizadas, baseadas nos resultados de cada Coordenação Regional de Educação.

Passo a passo

Nesta segunda etapa, a ADA é aplicada de maneira amostral. As avaliações vão abranger 10% das turmas de cada Coordenação Regional e serão avaliados 7.334 alunos do Ensino Médio e 25.463 estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A prova é objetiva, ou seja, de múltipla escolha, e composta por questões das quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos; e Matemática.

Em um prazo de sete dias, o resultado da ADA é encaminhado à Superintendência de Gestão Pedagógica e, a partir daí, começa o processo de análise de dados e de elaboração do plano de ação, com a construção da Atividade de Fortalecimento da Aprendizagem (AFA). Essa lista de exercícios sequenciada, baseada em habilidades, é encaminhada para cada uma das 40 Coordenações Regionais, que fica responsável pela distribuição entre as escolas.

Por fim, o professor de cada área fica responsável por aplicar o conteúdo de reforço dentro de sala de aula. Desde que foi criada, a ADA vem sendo uma aliada importante nos resultados obtidos pela rede pública estadual de ensino, a exemplo do bom desempenho de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).