Avaliação de Fluência
30.08.2021Alunos do 2º ano do ensino fundamental das redes estadual e municipais participarão, a partir da próxima segunda-feira, 30, da Avaliação de Fluência 2021. Ao todo, 26.360 estudantes deverão participar da avaliação, que se estenderá até o dia 10 de setembro nas escolas públicas de Sergipe, de maneira presencial e seguindo todos os protocolos de segurança sanitária e de higiene. Trata-se de um instrumental que visa a colaborar para a alfabetização dos estudantes e para a formação de leitores. O processo de aplicação utiliza uma metodologia desenvolvida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais (MG), por meio do aplicativo Caed Fluência, disponível na loja de aplicativos Play Store, em smartphone com o sistema operacional Android 5.1 ou versões superiores.
A coordenadora geral de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave/ Seduc), professora Joniely Cruz, explica que, por meio do aplicativo Caed Fluência, o professor fará o processo de captação dos áudios dos estudantes no momento da aplicação da fluência, visando a avaliar a leitura dos estudantes e a indicar em que perfil leitor esses alunos se encontram.
Em Sergipe, essa iniciativa se manifesta com o Programa Alfabetizar pra Valer, no Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), com apoio das ações da Associação Bem-Comum, direcionando o Estado na implementação de um programa efetivo de regime de colaboração com seus municípios, visando à melhoria da aprendizagem durante os anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização. Por meio dele, será possível realizar um diagnóstico do processo de alfabetização em toda a rede pública de Sergipe, assim como acompanhar e monitorar o desenvolvimento do Pacto ao longo de quatro anos de implementação.
Joniely Cruz explica que o objetivo da Avaliação de Fluência é aferir o desempenho dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa. “Trata-se de um instrumento de avaliação diagnóstica para apoiar e monitorar as ações de alfabetização nos estados, por meio do qual se poderá pensar as políticas públicas nesta área, além das questões relacionadas à formação dos professores alfabetizadores. Os resultados permitirão identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra, de modo que sejam desenvolvidas ações que consolidem o seu processo de alfabetização. Vamos juntos somar esforços para garantir o direito de aprender de todos os estudantes”, disse.
Regime de parceria
A ação está sendo gerenciada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), em parceria com o Departamento de Educação (DED), Diretorias Regionais de Educação e com a Assessoria de Colaboração e Articulação com os Municípios (Ascam), sendo esta responsável pela mediação e articulação com os gestores municipais e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), para gerar um comprometimento político com a realização desse diagnóstico.
Em Sergipe, todos os 75 municípios estão participando da Avaliação de Fluência. Os resultados serão consolidados e devolvidos aos municípios e suas respectivas redes de ensino, que deverão fazer uma ampla divulgação junto às escolas e atores sociais, como estratégia de problematização e pactuação pela alfabetização de todas as crianças. Os dados gerados por meio desse instrumento de diagnóstico vão permitir que as redes fortaleçam suas políticas de formação continuada e elaborem políticas públicas na área de alfabetização, bem como avaliem e consolidem as já existentes.
Por meio da plataforma do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), gestores e professores contam com diferentes possibilidades de conhecerem os resultados da avaliação, podendo transformá-los em estratégias e ações pedagógicas. A plataforma pode ser acessada por meio do link: https://parc.caeddigital.net.
Formações
A coordenadora geral de Estudos e Avaliação Educacional, Joniely Cruz, destaca ainda que durante todo o mês de agosto ocorreu a formação para as equipes escolares de aplicação da Avaliação de Fluência, a fim de garantir a padronização e organização do processo nas escolas.
Na última sexta-feira, 20, foi realizada formação de alinhamento com as diretorias regionais de educação, tendo como público os coordenadores regionais da Fluência e os coordenadores municipais dos 75 Municípios sergipanos, para a organização da aplicação nas escolas e a formação dos gestores escolares e professores aplicadores.
Já no período de 12 a 23 de julho foram realizadas formações sobre a Avaliação de Fluência com as equipes gestoras da Rede Estadual e com as equipes das secretarias municipais de educação circunscritas às respectivas diretorias.