Mais de 200 mil piauienses serão alfabetizados por meio do PROAJA

Alfabetização

15.07.2021

Com a meta de alfabetizar mais de 200 mil piauienses, entre jovens, adultos e idosos, o Governo do Piauí lançou nesta quinta-feira (15), o Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos - PROAJA. 

 O programa envolve diversos atores como os parceiros atuais, toda a rede da Seduc, organizações civis e sociais, municípios e outras entidades, e trabalhará com sistema de monitoramento e gestão, como aponta o secretário da Educação Ellen Gera. 

"Podemos hoje dar um passo importante e avançar na política de alfabetização dos jovens, adultos e idosos. Ao longo do tempo, estamos organizando a rede estadual para a oferta de EJA e passamos, de 135 escolas, no início dos anos 2000, para 436 escolas, em 2018. Isto mostra o crescimento de 136% de unidades voltadas para este público. Com o PRO Piauí, já trabalhamos a alfabetização na idade certa e, para a população adulta, chega o PROAJA, focado na cidadão e com uma forte parceria com entidades para dar conta da missão, por isto, assinamos a autorização do edital de credenciamento das entidades privadas e do poder público para que chegue à população. Vamos trabalhar investindo na maior transformação social possível, que é alfabetizar o Piauí", declarou Ellen Gera. 

 Além disso, o PROAJA Piauí mobiliza atores locais em um arranjo institucional, além da elaboração de projetos pedagógicos e plano de ação, visando a concretização de uma política educacional para alfabetização de jovens e adultos, respeitando suas individualidades e características. 

O consultor da Fundação Getúlio Vargas, Henrique Paim, acompanhou o desenvolvimento do programa e destaca os fatores que credenciam o PROAJA a resgatar a cidadania dos piauienses por meio da alfabetização. 

"Este programa foi construído a várias mãos e agradeço ao governador Wellington Dias por possibilitar que nós, da FGV, participássemos. É um programa que vem a partir de um grande aprendizado e trabalho conjunto com a Seduc, em que analisamos as experiências e evidências no país e, em função disso, fizemos um desenho em que temos características importantes, como a grande mobilização de todas as entidades do Piauí com diversidade nos projetos pedagógicos. Outro elemento é o incentivo, por meio de uma bolsa, que é um grande diferencial para os estudantes participarem deste processo mais entusiasmados e, por fim, termos um controle deste processo, de modo que possamos acompanhar desde a entrada até a avaliação, com o foco em concluir o processo de alfabetização e dar continuidade na profissionalização", pontuou Paim. 

Para a execução da ação, a Secretaria de Estado da Educação fará uso dos recursos oriundos do precatório do FUNDEF, com vistas para o fortalecimento da luta pela educação inclusiva e de qualidade para todos. 

Os alfabetizandos terão todo o apoio e suporte educacional para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, além de um benefício financeiro no valor de R$ 400, que serão disponibilizado com base na avaliação da frequência escolar.

Presente na solenidade de lançamento, dona Maria de Fátima conversou um pouco sobre como deixou de estudar e relatou a motivação para logo entrar numa sala de aula e aprender a ler e escrever, aos 66 anos de idade. "Eu morava no interior e meus pais nos colocavam para trabalhar na roça, então não tínhamos tempo para estudar. Agora eu quero estudar, pois acho bonito as pessoas lendo nos grupos que participo e, com este programa, aumentou ainda mais o meu desejo", relatou. 

O Governador Wellington Dias pontuou que o programa é desenhado em parcerias para alcançar o maior número de piauienses, criando mecanismos de permanência e certificação efetiva do processo de alfabetização. 

"Passando as etapas de reconhecimento das entidades se inscreverem, o município faz a adesão e o estado estará presente da melhor forma. A etapa seguinte é iniciarmos a busca para as matrículas, com a mobilização. Após concluída a etapa de alfabetização, faremos o exame para verificar se alcançamos esta condição pela Seduc e FVG, que irão certificar e, por seguinte, incentivaremos financeiramente para prosseguir os estudos. O Estado do Piauí já reduziu a metade da população analfabeta e agora buscamos trazer para abaixo da média brasileira. Tivemos a preocupação de utilizar com o máximo eficiência o recurso público e, aqui, estamos falando de 500 milhões de reais que colocamos à disposição para mudar a vida de pessoas por meio da educação", disse o governador Wellington Dias. 

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O PROAJA