Mais de 17 mil alunos de rede estadual de Educação realizam provas do Saego nesta quarta-feira, 17/10

Avaliação

16.10.2019

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza nesta quarta-feira (17/10), o primeiro dia de aplicação de testes e questionários do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego).

Um total de 17.480 alunos participará do exame. Eles estão distribuídos em 686 turmas de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, integrando 194 escolas de dez Coordenações Regionais de Educação (CREs).

Em 22 de outubro, será realizado o segundo dia de prova, que envolverá a maior parte dos alunos da rede estadual. Nesta data, farão os testes 99.581 estudantes de 3.545 turmas, pertencentes a 863 escolas das demais 30 Regionais de Educação.

O Saego foi criado em 2011 com o objetivo de avaliar a proficiência dos estudantes nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e, assim, contribuir para a melhoria do desempenho educacional dos alunos da rede estadual de Educação.

Os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental fazem avaliação somente de Língua Portuguesa. Para os demais (5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio), são aplicados testes das duas disciplinas.

As escolas conveniadas com a rede estadual também participam da avaliação, bem como as turmas da zona rural, excetuando-se as multisseriadas.  Já a Educação de Jovens e Adultos (EJA) não participa da avaliação.

As provas serão aplicadas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As avaliações ocorrem no horário escolar, a partir de 20 minutos após o início das aulas.

Para o 2º ano do Ensino Fundamental, as provas terão duração de duas horas. Para as demais séries, o tempo para a realização é de duas horas e meia. Durante esse período, os alunos também respondem a um questionário socioeconômico.