Roraima
06.09.2024A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está em fase final de preparativos para o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, que ocorrerá a partir das 7h30 na avenida Capitão Ene Garcez, no Centro de Boa Vista. Com mais de 1.500 estudantes de 23 escolas estaduais, incluindo três unidades indígenas, a rede estadual de ensino terá presença significativa no evento.
Das escolas participantes do desfile, 15 integram o projeto Bandas e Fanfarras e estarão vão levar para a Avenida toda a graciosidade e talento das fanfarras escolares, evidenciando o ensino da música nas unidades de ensino.
A Seed também está empenhada em promover um evento que valorize a educação e a cultura, celebrando o civismo e a união de toda a comunidade escolar em Roraima. Uma equipe da secretaria, composta por mais de 100 servidores, estará concentrada às 6h na avenida para coordenar a logística do desfile escolar.
O DESFILE
O evento vai ocorrer na avenida Ene Garcez, no trecho da Praça das Águas. Instituições militares e civis, escolas, entidades sociais, culturais, turísticas e forças de segurança participam do desfile em pé, com destaque para as unidades educacionais do Estado.
No desfile motorizado, haverá a participação de tropas do Exército Brasileiro, da Força Nacional, das instituições estaduais de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal, além do Clube do Fusca de Roraima e o Roraima Fusca Clube.
Seed disponibilizará transporte para os alunos participantes
Serão 18 veículos, entre ônibus e micro-ônibus, para garantir o deslocamento dos 1.506 estudantes até a avenida e o retorno para as escolas. Entre as demais responsabilidades da Seed, estão a organização das escolas na ordem de desfile, a montagem de pontos de apoio com água e entrega do lanche na dispersão e o controle do embarque e desembarque dos estudantes.
A diretora do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) da Seed, Rosilda Garcia, destacou a importância da participação da rede estadual no desfile.
“O Desfile de 7 de Setembro é uma oportunidade para os estudantes expressarem seu amor pela pátria e seu compromisso com a educação. Nossa equipe está dedicada em garantir que tudo ocorra perfeitamente, desde a organização das escolas até o bem-estar dos alunos durante o evento”, afirmou.
Após o desfile, os estudantes serão recebidos na dispersão para o retorno às suas respectivas escolas. Além disso, os alunos das escolas estaduais indígenas receberão um lanche antes de retornarem às suas comunidades.
JORNALISTA: Layse Menezes
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed