Piaui
07.05.2024Os estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram da aplicação das provas da 2ª edição do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí – TME², nesta segunda-feira (6). Nessa primeira fase do Torneio, a prova foi aplicada para 138.608 estudantes, nas 642 escolas Seduc e ocorreu em alusão à data em que se comemora o Dia Nacional da Matemática, 6 de maio.
O Secretário de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), Washington Bandeira, explica que a segunda edição do TME² visa fortalecer o desempenho dos estudantes da rede na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).
“Desde o ano passado, quando criamos o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí – TME², uma ação dentro do programa Seduc Olímpica, nossa meta era expandir o leque de oportunidades para que os estudantes testem e ampliem seus conhecimentos. Acreditamos na realização de provas que testam conhecimentos que vão bem além da sala de aula, por isso é fato que os estudantes que participam dessas competições abrem espaço para agregar uma gama bem maior de conteúdos e vivências, que vão além do estudo para o vestibular”, destaca o Secretário.
A aplicação da prova da Primeira Fase teve duração de duas horas e ocorreu em 224 municípios. No TME² são aplicadas provas objetivas, na Primeira Fase, e provas subjetivas, na Segunda Fase, para estudantes Seduc da 1ª, 2ª e 3ª série no Ensino Médio em todo o território piauiense, que será aplicada no dia 06 de julho.
No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Pe. Joaquim Nonato, a estudante da 1ª série do Ensino Médio, Maria Eduarda Teixeira, saiu confiante da aplicação da prova. “Desde pequena sou muito interessada por matemática e acredito que fiz uma boa prova. Na escola eles sempre nos apoiam nas olimpíadas e ter a possibilidade de uma bolsa de estudo como resultado do torneio é um incentivo a mais para comprar livros”, disse.
Outro estudante do CETI Pe. Joaquim Nonato que fez a prova do TME² é o jovem Bruno Micael, que ressalta a prova como uma etapa para as próximas olimpíadas do conhecimento.
“Participar desta prova é fundamental como uma etapa de preparação para OBMEP, Olimpíada de Matemática Canguru e outros torneios. Uma das vantagens do TME², além das medalhas, é poder receber uma bolsa que auxilia nos estudos como a compra de material ou mesmo auxiliar em casa”, exemplifica.
Incentivos
Os estudantes Seduc com as melhores notas serão premiados e convidados a uma imersão em Matemática, que acontecerá de 19 a 23 de agosto, em Teresina, como preparação para a OBMEP, durante a Jornada Especial da Matemática. Os premiados com medalhas de ouro, prata e bronze receberão uma Bolsa de Iniciação Científica Jr., ao longo de seis meses, fomentada pela FAPEPI.
“Estudantes com melhor desempenho na segunda fase do TME² terão a oportunidade de viajar para Teresina, conhecer diversos estudantes que têm propósitos e valores semelhantes, desenvolver amizades e aumentar a própria cultura. Além disso, há todo o desenvolvimento socioemocional e possibilidade de ganhar uma bolsa de incentivo no valor de R$300,00”, explica o secretário Washington Bandeira.