Mais Aprendizagem inicia formato itinerante com oficinas para professores em todo o Piauí

mais aprendizagem

19.08.2021

o compartilhar as experiências do ensino remoto durante o último ano, os professores da rede pública estadual terão a oportunidade de aperfeiçoarem e conhecerem novas metodologias visando ampliar a aprendizagem dos estudantes.

Esta troca de ideias, durante a série de oficinas do programa de formação Mais Aprendizagem, acontecerá mais próximo aos professores das 21 Gerências Regionais de Educação. No formato itinerante, os formadores percorrerão o Piauí realizando oficinas destinadas a professores de língua portuguesa e matemática para fortalecer as habilidades e competências dos alunos da rede estadual de ensino.

O primeiro encontro aconteceu na última quarta-feira (18) no município de União, localizado a 55 quilômetros da capital Teresina e seguirá com a programação nas regionais no interior do estado.  As oficinas para os profissionais das regionais sediadas em Teresina acontecerão no Centro de Formação do Servidor Antonino Freire - CEFAF. 

O encontro presencial envolveu os professores na discussão de novas metodologias ativas. Foram compartilhadas informações sobre a proficiência da rede e regionais, sobre as avaliações externas de ensino e, principalmente, com foco sobre o ensino híbrido.

Segundo a coordenadora das formações, Márcia Damasceno, o aprimoramento dos profissionais em oficinas será uma continuação do trabalho iniciado em 2019 e adequado à mediação tecnológica, por meio do Canal Educação, em razão do cenário de pandemia da covid-19 do último ano.

"Com o retorno das atividades flexíveis retomamos as nossas primeiras ações e voltamos com as oficinas presenciais do Mais Aprendizagem itinerante. Isto significa que sairemos um pouco do formato de mediação virtual para realizar a escuta da rede de ensino mais próxima ao professor. As formações irão continuar por meio da mediação tecnológica e, agora, somam-se as oficinas presenciais para os professores de língua portuguesa e matemática se atualizarem", destacou a professora formadora.

As formações continuadas em 2020 foram realizadas na plataforma Canal Educação e buscaram, por meio da estratégia de multiplicação e homologia de processos, replicar o trabalho referenciado de professores das regionais de educação para os demais profissionais da rede por meio da Mediação Tecnológica. A Seduc disponibilizou na página do Canal Educação os conteúdos específicos para a formação do programa Mais Aprendizagem. Nesta aba os professores irão encontrar material em pdf, slides trabalhados pelos formadores e o link da formação de cada semana que foi repassado ao vivo.