Maior creche do Pará será inaugurada pelo Governo do Estado

Pará

04.04.2022

O Centro de Referência em Educação Infantil Professor Orlando Bitar deve ser entregue em breve para acolher 525 crianças, de 02 a 5 anos, na educação infantil, dentro do Programa “Creches Por Todo o Pará”, criado e implantado pelo governo do Estado. O novo equipamento, localizado na Avenida Governador José Malcher, bairro de Nazaré, em Belém, oferecerá a centenas de mães um lugar seguro e gratuito para deixar os filhos enquanto trabalham.

Valéria Soares, 24 anos, é mãe de Aurora, de 1 ano e 3 meses, e divide os cuidados com a menina com uma rede de apoio para seguir a vida profissional. “Eu trabalho como recepcionista, saio de casa 5h40, e ela fica com a minha irmã e depois com a minha cunhada. Seria ideal ter a creche, porque além de não ter a preocupação de estar falando com uma ou outra pessoa para dividir esse tempo que estou no trabalho, ajudaria no desenvolvimento dela, com as atividades e auxílio dos profissionais”, disse Valéria.

Ao saber do Centro de Referência, a mãe aprovou a iniciativa devido à quantidade de vagas que serão abertas e pela localização, que possibilitará o acesso de moradores de vários bairros.

O mesmo entusiasmo é compartilhado por Hellen Santos, mãe-solo de quatro filhos, um com apenas 2 anos. Ela mora com a mãe, de quem recebe ajuda para cuidar das crianças. “Achei muito interessante o governo lançar o Programa ‘Creches Por Todo o Pará’. É uma ótima oportunidade para mães que precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos, pois o pouco que ganho não dá para pagar alguém para cuidar do meu bebê. Assim como eu, muitas mães precisam dessa ajuda”, lembrou Hellen.

Educação integral - Além do serviço de educação infantil, o local será um ponto de capacitação para os profissionais que atuarão nas 149 unidades do programa. Serão 19 salas, divididas entre maternal I, maternal II, pré I e pré II, além dos espaços pedagógicos, como biblioteca infantil, sala multimídia, consultório dentário, brinquedoteca, sala de dança, área recreativa coberta, quadra poliesportiva, enfermaria e refeitório. Estrutura que vai proporcionar a todas as crianças atendidas uma educação completa, humanizada e totalmente gratuita.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, o trabalho será integrado por vários órgãos responsáveis pela proteção da infância.

“É um salto muito grande, uma demonstração do Governo do Pará de que vai muito além daquilo que é responsabilidade. Está de parabéns o governador, que está junto com a primeira-dama, Daniela, coordenando, no propósito de avançar na proteção à infância, consolidando essa política de proteção. O Projeto ‘Creche por Todo o Pará’ é o maior projeto de proteção à infância deste Estado, e com certeza vai obter resultados extremamente satisfatórios a partir das suas conclusões”, afirmou a titular da Seduc.

Trabalho integrado - O programa de creche-escola funcionará em regime de colaboração entre Estado e prefeituras. Cada unidade escolar terá capacidade para 200 crianças, de 0 a 5 anos, em dez salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.

A iniciativa vai garantir mais 30 mil vagas e beneficiar milhares de famílias, permitindo que pais, mães ou responsáveis tenham um ambiente adequado para deixar seus filhos em segurança e acessar o mercado de trabalho com tranquilidade. Mais de R$ 400 milhões do Tesouro Estadual serão investidos na construção de 149 creches nos 144 municípios paraenses. Nas cidades com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas.

Pioneirismo - Criado pela Lei nº 9.256, de 13 de abril de 2021, o Programa “Creches Por Todo o Pará”, executado por meio da Seduc, é uma ação governamental pioneira, que visa enfrentar o déficit de vagas na educação infantil, além de fortalecer a educação básica. As prefeituras municipais serão responsáveis pela cessão do imóvel (terreno), administração do espaço e prestação dos serviços nas creches, cabendo ao Estado a responsabilidade pela execução e entrega das obras, e ainda pelos equipamentos didático-pedagógicos.

Assim que as unidades de ensino forem entregues pelo Estado, os gestores municipais assumirão as creches, desde a manutenção da estrutura física à lotação de servidores. Os espaços de aprendizagem serão construídos obedecendo a um modelo padronizado, previamente estabelecido pela equipe técnica da Seduc.

Com a assinatura pelo governador Helder Barbalho da Ordem de Serviço para a construção da creche em Abaetetuba, no Baixo Tocantins, na última sexta-feira (01), já são 50 unidades garantidas pelo programa.

Por Dayane Baía (SECOM)
Foto: Marcos Santos - Ag/Pará