Maio Amarelo na Paraíba: Secretaria da Educação e Detran-PB firmam convênio para ações educativas nas escolas

Paraíba

06.05.2024

O Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Educação firmou um convênio com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), nesta segunda-feira (06), no auditório da Acadepol, na PB-008. A parceria tem a finalidade de desenvolver ações educativas e culturais em conformidade com o projeto “Paraíba pela paz no trânsito”.

A assinatura do documento aconteceu durante a solenidade de abertura do Movimento Maio Amarelo no estado, campanha mundial que tem como finalidade alertar a população quanto ao grande número de vítimas de sinistros nas vias e rodovias. O tema deste ano é “Paz no trânsito começa por você!”.

O Termo de Cooperação Técnica estabelece diretrizes para direcionar esforços para a viabilização operacional do programa ou projeto proposto, a ser desenvolvido na rede pública estadual de ensino. Além de garantir o devido treinamento por parte do Detran, aos pedagogos, dos quais serão os multiplicadores, vinculados à Secretaria de Estado da Educação, bem como fornecer o material aos mesmos, manuais e todos os instrumentos necessários para garantir que seja aplicada a didática pedagógica almejada

O secretário da Educação da Paraíba, Roberto Souza, detalhou que já existe parceria da Educação com o Detran, por meio do programa Desafio Nota Mil, pelo qual os estudantes se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) produzindo redações sobre o tema.

“Agora estamos expandindo essa parceria e o Detran poderá fazer formação para nossos coordenadores pedagógicos, podemos levar peças teatrais para trabalhar o tema nas escolas. A educação no trânsito é um tema obrigatório nas escolas só que ele é tratado de forma transversal, ou seja, por diversas disciplinas. Portanto fechar parcerias com Detran e PRF é fundamental, pois eles trazem todo o conhecimento dessa área”, disse Roberto.

De acordo com o governador da Paraíba, João Azevêdo, em 2023, no estado tiveram 11.230 sinistros de trânsito, destes 930 envolveram automóveis, 789 bicicleta, 22 ônibus, 872 atropelamentos e 8.617 envolveram motos. Ou seja, 77% dos acidentes na Paraíba envolveram motos. Este ano nos primeiros meses, já está em 79% o número de acidentes que envolvem motocicletas.

Ainda segundo o governador é necessário encarar os dados com seriedade e evidenciou a importância da educação no trânsito iniciar nas escolas.

“Precisamos entender que a formação do bom condutor inicia na escola, por isso estamos fazendo essa parceria da Secretaria da Educação, mas forte para termos condutores mais responsáveis. Essas ações vão resultar em dados melhores no futuro, mas também precisamos ampliar nossas ações de fiscalização”.

O evento também contou com a palestra “Trânsito seguro: Desafio para muitos”, proferida pela diretora de Operações do Detran-PB, Roberta Neiva. Para ela, a educação é a chave para a transformação do trânsito.

“Essa parceria vai nos permitir que nós tenhamos diversas ações do Detran e Secretaria da Educação e que no futuro pretendemos fazer que o curso de formação do condutor ocorra na Secretaria da Educação. Temos uma programação de ações de acordo com a faixa etária de cada estudante, pois temos que trabalhar a conscientização, que os jovens comprem sua motocicleta, por exemplo, mas tenha responsabilidade em usar o capacete e obedeça a regras do trânsito”, concluiu.