Maio Amarelo é tema de produção dos alunos do CE Duque de Caxias

Maio Amarelo

20.05.2021

Aliando o desenvolvimento dos conteúdos programáticos da disciplina de Língua Portuguesa à campanha internacional de conscientização para a redução da mortalidade no trânsito, os alunos do 7° ano do Colégio Estadual Duque de Caxias, da cidade de Corbélia – NRE Cascavel, aplicam seu aprendizado produzindo materiais especiais sobre o Movimento Maio Amarelo

Iniciada pela ONU em 2011, a campanha tem como objetivo promover a reflexão sobre o respeito e a responsabilidade no trânsito, propondo uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. E a discussão do assunto, por parte dos alunos, ultrapassa a simples reprodução de conteúdo, propagando o conhecimento nas mais diversas esferas, a fim de mobilizar toda a sociedade. 

A ideia geral é chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos em todo o mundo, colocando em pauta o tema da segurança viária de forma a promover o engajamento dos mais diversos segmentos. Criando peças publicitárias baseadas na campanha 2021, que tem por mote “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”, os alunos mostram que o trânsito deve ser seguro para todos, em qualquer situação.

Além da aplicação com relação ao conteúdo estudado, explorando aspectos da publicidade, os trabalhos apontam para um padrão em comum: todos revelam a urgência do assunto. Afinal, nossa atual vivência no trânsito reflete muita impaciência e intolerância, com números alarmantes ano após ano. Toda a simbologia revelada pelo amarelo também direciona o foco dos alunos – a cor foi escolhida para a campanha por representar uma advertência: significa “atenção” na sinalização de trânsito.

Prática em sala de aula - Sob orientação do professor de Língua Portuguesa, Fernando Bueno, os alunos vivenciam momentos educativos, a partir das vivências relacionadas à Campanha Maio Amarelo. A conscientização sobre a segurança no trânsito é tema de diversas ações desenvolvidas com o objetivo de formar cidadãos disseminadores de boas atitudes.