‘Lojinha’ incentiva aprendizado de Matemática em Cachoeiro de Itapemirim

Secretaria de Educação do ES

14.11.2019

Está em funcionamento na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Newtro Ferreira de Almeida, em Cachoeiro de Itapemirim, uma lojinha, que estimula o desenvolvimento de noções matemáticas, oralidade, e bom comportamento na escola.

É o projeto Sistema Monetário que vem sendo desenvolvido com as turmas da 3ª série do Ensino Médio, durante as aulas de Matemática, Língua Portuguesa e História. O trabalho, comandado pela professora Agda Lourenço Alves, tem o objetivo de promover o aprendizado sobre o sistema monetário e fazer com que os combinados da turma sejam cumpridos, como o bom comportamento, atividades de casa e sala, entre outros.

O projeto pretende levar o aluno a pensar ativamente na vida diária e aprender a construir sua autonomia. Além disso, a ideia é criar alternativas para a compreensão do conteúdo “sistema monetário” e, ao mesmo tempo enfrentar a indisciplina no ambiente escolar.  O projeto busca desenvolver a leitura das cédulas e moedas; representar e escrever quantias em reais; comparar preços; desenvolver o raciocínio lógico na resolução de situações-problema; construir conceitos das quatro operações; estimular os alunos a fazerem todas as tarefas e ter bom comportamento em sala de aula.

A gestora da unidade de ensino, Renata Vitorazi, destacou que “com isso, as atividades também incentivam a melhoria da convivência no ambiente escolar, estimula o educando para a vontade de evoluir no processo de aprendizagem e a colaborar com as regras da sala de aula”, afirmou.

Todas as atividades de sala de aula, de casa, cuidado com o material e bom comportamento, têm um valor a ser pago, por meio de uma moeda fictícia, para o aluno. Durante a semana, o aluno junta o dinheiro simbólico e na sexta-feira pode ir à lojinha que foi apelidada pelos alunos como “Shopping do 3° ano”. Lá, há vários produtos que podem ser adquiridos pelos alunos com o que conseguiram “acumular” nos dias anteriores.

Os resultados deste projeto podem ser vistos no estimulo do aluno para terminar as suas atividades e não atrapalhar o bom funcionamento das aulas, tendo, consequentemente, um melhor aprendizado.