Livro sobre experiências no sistema prisional reúne autoras de diversas áreas

#livro

28.03.2024

O livro ‘Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba’, que reúne textos escritos por mulheres que atuam nos diversos segmentos do Sistema Penitenciário da Paraíba, foi lançado nesta quarta-feira (27) no Espaço Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, em homenagem ao Mês da Mulher. As autoras são policiais penais, entre gestoras, pesquisadoras e operacionais, além de profissionais das áreas da Educação, Saúde, Assistência Social e Comunicação. O lançamento ocorreu durante o II Seminário do Sistema Prisional da Paraíba.

Eliane Aquino, gerente operacional para pessoas privadas de liberdade da Secretaria de Educação, explica que este é um momento históricos pois se trata de uma ação entre várias secretarias. “Relato as minhas experiências exitosas, as vitórias, os repertórios pedagógicos, a integração com os policiais. Todas essas vivências estão no meu texto”, relata Eliane.

Josélio Carneiro, jornalista e policial penal, idealizador do livro, conta que pensou em fazer um livro reunindo as policiais penais pois muitas escrevem teses, TCCs, artigos científicos e depois incluíram todas as profissionais que trabalham no sistema prisional incluindo professoras, psicólogas, assistente sociais, enfermeiras e também a juíza Conceição de Lourdes. “Ao todo são 33 autoras que falam sobre diversos temas ligados a sistema prisional”, explica. “É um livro inédito no país”, complementa.

O Secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP-PB), João Alves, destacou a importância de o evento de lançamento acontecer durante o mês da mulher e ressaltou também o papel das autoras, mulheres que atuam no sistema prisional. “É uma iniciativa muito importante de reunir esses textos sobre as experiências das mulheres que atuam diretamente no sistema penitenciário do Estado”, aponta o secretário.

Josélia de Souza Ferreira, professora da EJA prisional na cadeia pública de Pombal, uma das autoras do livro e ganhadora do prêmio Mestres em Educação com um projeto de ressocialização ‘O Outro lado da Moeda’ falou da satisfação de lançar o livro. “Logo que eu entrei no sistema prisional, há oito anos, quebrei um tabu, pois fui a primeira mulher a ensinar e a desenvolver projetos”, explica. “Esta é uma obra muito importante pois valoriza o trabalho das mulheres nesse meio”, realça Josélia.

A obra ‘Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba’, tem como organizadores Josélio Carneiro, Mazukyevicz Silva, Cizia Romeu.

O livro está disponível em pdf