Mato Grosso do Sul
09.12.2022No início do 2º semestre de 2022, a Escola Estadual Arlindo de Sampaio Jorge, localizada no Bairro Moreninha II, em Campo Grande, inseriu na grade de disciplinas nas Unidades Curriculares a de “Escrita e Elaboração de livro”, sob responsabilidade do professor de Língua Portuguesa, Lucas Iester Pereira Ipólito.
O responsável pela disciplina propôs aos seus estudantes que de fato fizessem um “Livro”; entretanto, assim como fez no semestre passado, informou aos discentes que não gostaria de fazer um trabalho que ficasse somente entre quatro paredes da sala de aula, mas que pudessem produzir um livro onde futuramente fosse possível publicar em uma editora.
História da ASJ
Com isso, em sala de aula, o professor levou para a turma a seguinte proposta, contar a história da escola ASJ. Na hora, alguns alunos até espantaram e disseram “Professor, se eu quase não escrevo uma página, quem dirá um livro?”; mas, o professor deixou claro que todos tinham habilidades úteis para este projeto; afinal, ele mostrou que nem todos precisavam escrever, no entanto, poderiam: fotografar, entrevistar, pesquisar e editar.
Logo, a turma se animou e então ele os dividiu em grupos, dando funções diferentes para cada. Por exemplo, teve grupo que ficou responsável de entrevistar adultos que já passaram pela escola ASJ; outros ficaram de pesquisar a história do bairro Moreninhas; já outros pesquisaram a história da pessoa Arlindo de Sampaio Jorge; enquanto alguns tiraram fotos e contaram da escola ASJ atual; enfim, muita coisa foi feita durante estes meses e todos os alunos participaram (in)diretamente da produção do livro.
O professor Lucas Ipólito mencionou que quando recebeu a proposta de ministrar esta disciplina, duvidou se conseguiria fazer os alunos comprarem esta ideia, inclusive se questionou da própria capacidade de conseguir juntamente com os alunos produzir algo bom e que realmente pudesse ser levado e publicado em uma editora.
Publicação
O professor não só conseguiu fazer os alunos embarcarem nesta missão, mas juntos, eles conseguiram escrever, revisar, editar, diagramar e publicar o livro pela editora UICLAP. Quem tiver interesse em adquirir o livro, o link em preto e branco é: https://loja.uiclap.com/titulo/ua25151 e o link do livro colorido é: https://loja.uiclap.com/titulo/ua25187.
A estudante Maria Eduarda Gomes Barbosa, do 2º ano do Ensino Médio, disse que foi uma nova experiência em uma área diferente, com um final gratificante tanto para ela quanto para a história da escola, “afinal, é um grupo de pessoas escrevendo sobre uma história linda, mas que ao mesmo tempo também está fazendo/criando uma nova história. Fico feliz de ter participado disto tudo!”, afirma.
O estudante do 2º ano do Ensino Médio, Kennedy da Silva Constantino, também nos diz que foi muito gratificante participar deste projeto, “pois além de fazer parte do livro, durante todo o processo de produção foram passando flashback dos 10 anos em que estudei na ASJ”, menciona.
Já a estudante Izabeli dos Santos Teixeira, do 1º ano do Ensino Médio, relatou a importância da atividade “cheguei na escola no meio do ano e já entrei neste desafio. Foi um trabalho difícil, com muitos obstáculos; porém, com o apoio que recebemos do professor e da escola, conseguimos após muitas pesquisas e muito trabalho. Enfim, um final gratificante!”
Por fim, a turma da disciplina “Escrita e Elaboração de livro” pontua em voz uníssona que cursar esta e outras disciplinas das Unidades Curriculares continua sendo diferente e desafiador, pois a cada dia que passa é preciso, não só superar os desafios e trabalhos que lhes são propostos, mas acreditar que no final tudo dará certo.
Adersino Junior, SED/MS